terça-feira, 7 de setembro de 2021

Sabedoria do alto

 

Quem entre vós é sábio e inteligente? Mostre em mansidão de sabedoria, mediante condigno proceder, as suas obras. Se, pelo contrário, tendes em vosso coração inveja amargurada e sentimento faccioso, nem vos glorieis disso, nem mintais contra a verdade. Esta não é a sabedoria que desce lá do alto; antes, é terrena, animal e demoníaca. Pois, onde há inveja e sentimento faccioso, aí há confusão e toda espécie de coisas ruins. A sabedoria, porém, lá do alto é, primeiramente, pura; depois, pacífica, indulgente, tratável, plena de misericórdia e de bons frutos, imparcial, sem fingimento. Ora, é em paz que se semeia o fruto da justiça, para os que promovem a paz.


                                           Tiago 3.13-18


Da sabedoria divina podemos entender que ela não é resultante da ciência, nem produto de muitos estudos do saber humano. Ela é fruto da nova natureza espiritual do cristão, desenvolve-se pela sua constante comunhão e intimidade com o SENHOR, é instruída pelo sistemático estudo da santa Palavra, e é derramada pelo Espírito Santo de Deus. Ela é pura, pacífica, moderada, tratável, misericordiosa, frutífera, imparcial, não contém inveja nem sentimento faccioso, não causa divisão entre as pessoas, e nem confusão.

Ao contrário disso, a sabedoria de Deus promove o entendimento e a paz, testemunha a verdade e a justiça, reprova o pecado no mundo, e ensina o cristão a andar em amor para com o seu próximo. Busquemos, portanto, a sabedoria que vem do alto, direto do SENHOR para nós.

Soberano Deus, perdoa-nos pelas vezes em que atribuímos maior valor aos estudos deste mundo, e acabamos colocando a Sua Palavra em segundo lugar. Tudo o que mais queremos é buscar o entendimento que vem do SENHOR, a sabedoria que vem do alto. Queremos ser Seu instrumento para divulgar a verdade, a justiça e promover a paz; e por tudo somos gratos, em o Nome santo do SENHOR Jesus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário