sexta-feira, 9 de julho de 2021

Verdades sobre o pai da mentira

 

Chegou a hora de ser julgado este mundo; agora será expulso o príncipe deste mundo.


                                          João 12.31


Martinho Lutero acertou em cheio ao escrever as palavras do hino "Castelo Forte é Nosso Deus": "Pois o nosso antigo inimigo procura nos infligir aflições e desgraças, armado com seu ódio cruel, sua força e poder são grandes, como nada na terra é igual".

E assim desde o momento que nos tornamos um cristão, temos que tomar consciência de que já temos contra nós, um forte oponente.

Sim, o tempo todo Ele quer nos enganar, destruir, aniquilar e arrasar. Não podemos subestimá-lo em momento algum, é um adversário astuto, hábil e cruel. Ele tem muitos anos de observação, detém uma larga experiência em lidar com a humanidade, conhece nossas debilidades, estuda as nossas fraquezas.

Há porem alguns detalhes importantes que devemos lembrar sobre o diabo - fatos estes que ele não gostaria que soubéssemos.

Precisamos entender que embora Satanás seja bastante astuto e sagaz, nem de longe pode se equiparar a Deus. Sim, Deus é onipotente, o que significa que Ele é todo-poderoso; é onisciente, o que vale dizer que Ele sabe todas as coisas; é onipresente, assim sendo  Ele pode estar presente em todos os lugares ao mesmo tempo. Aliás o tempo não pode limita-Lo – passado, presente e futuro, tudo está patente diante Dele, que é o Supremo Criador de todas as coisas, inclusive o próprio tempo, o Seu Kairós.

O inimigo das nossas almas, não tem nenhum desses atributos divinos. Embora possa ser muito esperto, Satanás não é onipotente, tampouco onisciente, muito menos onipresente. Ele não sabe o que pensamos, seu conhecimento é limitado ao que verbalizamos ou externamos de algum modo, e só pode estar em um lugar de cada vez.

E o mais importante de tudo isso, que não podemos jamais esquecer: os dias do adversário estão contados, ele foi vencido e derrotado lá na cruz. Foi lá, que ele perdeu o domínio sobre seus reféns, sobre a vida dos seres humanos, de todo aquele que crê no sacrifício do SENHOR Jesus e vive com Ele e para Ele. Sim, como cristãos, fomos libertos pelo poder do SENHOR Jesus Cristo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário