terça-feira, 20 de julho de 2021

O fim justifica os meios

 

Que nos consola em todas as nossas tribulações, para que, com a consolação que recebemos de Deus, possamos consolar os que estão passando por tribulações.


                                          2 Coríntios 1.4


Qualquer pessoa racional que analisasse a trajetória de vida do apóstolo Paulo em sua época, ficaria estarrecido pelas lutas, sofrimentos e tribulações nos quais ele passou.

Há um dito popular que afirma: é preciso uma mão firme para segurar um copo cheio. Certamente Deus havia planejado dar um copo cheio para o apóstolo Paulo. Então o separou e o levou por algum tempo para a obscuridade, no deserto da Arábia. Não se sabe ao certo tudo o que ocorreu por lá, mas pode-se presumir que ele aproximou-se muito do SENHOR, na intimidade e na comunhão.

Foi lá que o apóstolo Paulo se graduou, refinou sua teologia, posteriormente apresentada nas epístolas, que Deus o inspirou a escrever e nos deixar no Novo Testamento.

Esse tipo de treinamento, era típico na forma como Deus lidava com as pessoas que preparava para assumir atribuições maiores no ministério.

Observemos como quando Elias obedientemente entregou a mensagem de Deus para o rei Acabe e para a rainha Jezabel em sua corte, ele foi levado ao ribeiro de Querite por alguns anos para esperar em Deus. Moisés por exemplo, teve 40 anos de treinamento que o prepararam para liderar os filhos de Israel para fora do Egito. E mesmo depois de o jovem adolescente Davi ter sido ungido rei de Israel, teve que esperar até os 30 anos de idade para subir ao trono. O garoto José por sua vez, foi muito usado na casa de Potifar, mas mesmo assim foi levado para a prisão por dois longos anos. Deus estava preparando, lapidando, forjando esses homens para o que estava mais à frente e certamente, Ele estava fazendo o mesmo com Paulo.

Portanto, ao enfrentarmos as lutas, dificuldades, problemas, adversidades, pensemos que Deus na verdade está apenas nos preparando para melhor ministrar junto aos outros no futuro. Se hoje nos encontramos numa terrível experiência de deserto, talvez Deus esteja nos treinando. Mesmo que nos sintamos pequeninos demais para sermos usados por Ele, precisamos lembrar que a nossa capacitação vem Dele, e que tudo podemos Naquele que nos fortalece.

Nenhum comentário:

Postar um comentário