quinta-feira, 29 de julho de 2021

Gloriarmos nas tribulações

 

Não só isso, mas também nos gloriamos nas tribulações, porque sabemos que a tribulação produz perseverança; e a esperança não nos decepciona, porque Deus derramou seu amor em nossos corações, por meio do Espírito Santo que ele nos concedeu.


                                        Romanos 5.3,5


A tragédia, a dor, o mau dia, a angústia, o sofrimento humano não aposentam, não tiram férias e nem descansam. Mas, podemos nos alegrar pois há um Deus Onipotente, que pode da pior tragédia trazer o bem, transformar o dia mal em refrigério, alegria e pleno regozijo.

Entendemos que na vida há momentos ruins, a dor, angústia, tristeza, sofrimento, podem ser bem reais. Reconhecemos que coisas desagradáveis podem acontecer, que tragédias podem acometer a vida de cristãos.

Entretanto, também reconhecemos que Deus é soberano, o que significa que Ele está em todo o tempo no controle absoluto da situação. Então, entendemos que, em última análise, Ele pode fazer com que todas as coisas cooperem juntamente para o bem daqueles que O amam e são chamados de acordo com o Seu propósito.

"Sabemos que Deus age em todas as coisas para o bem daqueles que o amam, dos que foram chamados de acordo com o seu propósito" (Romanos 8.28).

No entanto, alguns entre nós pensam que, por sermos cristãos, não sofreremos mal algum, que teremos total imunidade à dor, acreditam que somos ilesos à coisas ruins, que jamais acontecerão conosco. Mas, a realidade é que também enfrentaremos problemas.

O SENHOR Jesus disse: "Neste mundo vocês terão aflições; contudo, tenham ânimo! Eu venci o mundo" (João 16.33).

Acontece que temos dificuldade em conjugar e harmonizar as palavras "provações", "adversidades" juntamente com o conceito "Deus me ama", porque eles parecem incoerentes, discrepantes, não parecem caminhar juntos.

Mas, precisamos entender que estamos aqui provisoriamente, e o propósito divino não é nos fazer felizes temporariamente, e sim nos tornar santos eternamente, nos preparar para a eternidade no Céu.

Assim sendo, Deus pode permitir a tragédia, a dor, o sofrimento de forma didática para o nosso aprendizado e crescimento espiritual. Logicamente nenhuma tragédia é boa, amistosa ou agradável, mas Deus pode suscitar e extrair o bem a partir do caos de uma dura e adversa circunstância.



Nenhum comentário:

Postar um comentário