quarta-feira, 29 de janeiro de 2020

A cilada da falsa motivação


Guardai-vos de fazer as vossas boas obras diante dos homens, para serdes vistos por eles; de outra sorte não tereis recompensa junto de vosso Pai, que está nos céus.

                                     Mateus 6.1

É importante que freqüentemente façamos um exame de consciência, para honestamente definirmos a origem da motivação para as nossas atitudes e escolhas.
Por que fazemos as coisas que fazemos?! Qual é a motivação para o nosso comportamento?!
Parece banalidade, coisa de criança, mas é tão fácil cair na sutil armadilha de adotar uma postura religiosa, para que pareçamos bem diante dos outros. O querer parecer bem aos olhos dos outros, é tão comum e verdadeiro, mesmo quando a cultura reage negativamente à nossa fé.
Sem que percebamos, aqueles ao nosso redor que sabem sobre nossa fé e que muitas vezes nos criticam, e até mesmo os cristãos que nos rodeiam tornam-se o alvo do nosso comportamento, fazemos tudo para agradá-los, conquistar a simpatia deles. Queremos ter o tipo certo de conduta para influenciar positivamente a todos ao nosso redor, jamais queremos ser mal vistos ou causar uma má impressão.
Acontece que nunca devemos tomar as nossas decisões sobre nosso ministério ou mesmo serviço espiritual baseado em agradarmos ou sermos vistos por outros, pousarmos de bondosos, parecermos bem diante dos outros e recebermos honra por conta disso, tudo o que fizermos devemos fazer exclusivamente para Deus.
"Acaso busco eu agora a aprovação dos homens ou a de Deus? Ou estou tentando agradar a homens? Se eu ainda estivesse procurando agradar a homens, não seria servo de Cristo" (Gálatas 1.10).
Bondoso e glorioso Deus, limpa e purifica o nosso errante e enganoso coração de qualquer falsa motivação, ajude-nos a servi-Lo independentemente de sermos vistos ou reconhecidos, o nosso valor e reconhecimento vem de Ti, a Sua graça nos basta. Tira de nós toda vaidade, orgulho, soberba, mesquinharia, arrogância, prepotência e qualquer outro sentimento que não O agrade; e por tudo somos gratos em o Nome poderoso do SENHOR Jesus. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário