sexta-feira, 21 de novembro de 2014

Uma pedrada sutil: estratégia vitoriosa de Davi

Quando lemos os feitos de Davi em 1 Samuel 17.1-53 observamos que essa passagem nos diz claramente que não devemos olhar para as circunstâncias, e sim para a grandeza de Deus, permitir que Ele nos inspire. Deixar de fazer isso foi o que quase derrotou o exército de Israel. Bastou uma olhada em Golias, e “todos fugiram cheios de medo" (1 Samuel 17.24).
Satanás quase conseguiu a vitória, utilizando apenas o medo e a intimidação! Mas Deus tinha um plano de libertação para Israel. Ele havia preparado Davi — jovem sem reputação, o menor de sua família, desprezado por seus irmãos, um mero pastor — para uma grande façanha. Deus usou as tarefas pouco valorizadas de pastor para treinar Davi e ensiná-lo a vencer inimigos maiores ainda que leões e ursos! Em seu treinamento "secreto" com Deus, Davi adquiriu a experiência que seria o fundamento de sua confiança no Todo-Poderoso.
Não importa quão humilde, limitada, deficitária ou aparentemente insignificante seja a nossa posição agora, Deus está nos preparando para grandes vitórias! O relacionamento que estamos edificando hoje, agora com o Pai, será o fundamento de nossa comunhão com Ele por toda a eternidade! São nossas escolhas que determinam que tipo de vasos seremos nas mãos Dele, se seremos vasos usados para honra ou para desonra depende de nossa dedicação, busca, entrega, disponibilidade, disciplina para que o Espírito Santo possa ministrar em nossas vidas, nos usar na obra, como um tijolinho para a construção dos grandes edifícios, para a exaltação do grande SENHOR de todos.
Davi obteve vitória porque tinha um relacionamento com Deus. Quando chegou a hora de encarar o filisteu, ele tomou uma decisão importante: recusou a armadura mundana de Saul dizendo: "Não estou acostumado". Em vez disso, preferiu algo com que TINHA FAMILIARIDADE — a armadura de Deus.
Vejamos agora o paralelo entre a armadura espiritual de Davi e a armadura de Deus que Paulo nos instrui a colocar em Efésios 6.10-18:
"ASSIM, MANTENHAM-SE FIRMES, CINGINDO-SE COM O CINTO DA VERDADE..." (Efésios 6.14a).
Davi estava plenamente cingido com a verdade e com a certeza de QUEM DEUS É. Sabia que Ele é o Todo-poderoso, o Libertador. Sabia que Ele é fiel para com os que se cingem com a verdade. Por causa das vitórias sobre leões e ursos, Davi sabia que o seu Deus o livraria do inimigo abominável e cruel.
"... VESTINDO A COURAÇA DA JUSTIÇA..." (Efésios 6.14b).
Davi viveu a justiça, fazendo dos interesses de Deus a sua prioridade. Diante das ameaças de Golias, a reação de Davi foi: "Quem é esse filisteu incircunciso para desafiar os exércitos do Deus vivo?" (1 Samuel 17.26).
"... E TENDO OS PÉS CALÇADOS COM A PRONTIDÃO DO EVANGELHO DA PAZ" (Efésios 6.15).
A despeito das tentativas de seus irmãos, de Saul e de Golias para desencorajá-lo, insultar e intimidar, Davi NÃO HESITOU em aceitar o desafio do inimigo, como demonstram as suas palavras a Saul: "Ninguém deve ficar com o coração abatido por causa desse filisteu; teu servo irá e lutará com ele" (1 Samuel 17.32).
Todo o ser de Davi estava em paz com relação a esse assunto. Nenhum conflito o consumia por dentro. Ele estava preparado porque os seus pés estavam FIRMADOS na paz.
"USEM O ESCUDO DA FÉ" (Efésios 6.16).
Nenhuma "seta inflamada" podia tocar em Davi porque, ACIMA DE TUDO, ele tinha FÉ, que era baseada em seu conhecimento da Palavra de Deus e em suas experiências com o Deus vivo. Então, Davi pôde dizer a Saul com segurança: "O SENHOR que me livrou das garras do leão e das garras do urso me livrará das mãos desse filisteu" (1 Samuel 17.37).
"USEM O CAPACETE DA SALVAÇÃO..." (Efésios 6.17a).
O capacete protege a mente. Representa a presença do Senhor em nossa vida, a qual cobre a nossa mente e a protege do medo, da preocupação e da dúvida que Satanás usa para nos atacar. Davi conhecia o Deus que estava com ele, por isso podia afirmar: "Vou contra você em nome do SENHOR dos Exércitos" (1 Samuel 17.45). Os pensamentos e objetivos de Davi eram um só com os de Deus. Haveria livramento!
"... E A ESPADA DO ESPÍRITO, QUE É A PALAVRA DE DEUS" (Efésios 6.17b).
Embora não tenha citado textos bíblicos, foi, sem dúvida, com palavras inspiradas pelo Espírito Santo que Davi declarou ao seu inimigo: "Todos os que estão aqui saberão que não é por espada ou por lança que o SENHOR concede vitória; pois a batalha é do SENHOR, e ele entregará todos vocês em nossas mãos" (1 Samuel 17.47).
Tendo falado essas palavras, Davi "correu para a linha de batalha" (1 Samuel 17.48-52), a fim de enfrentar Golias e atingiu-o com uma pedra. A seguir, concluiu o trabalho, cortando-lhe a cabeça. Com esse gesto, o jovem pastor abriu caminho para que todo o exército de Israel se erguesse e perseguisse os filisteus.

Revestido com a armadura de Deus, firmado Nele e na força de seu poder, Davi venceu todas as adversidades provocadas pelo inimigo. E Israel obteve a vitória, é mesmo assim na vida do ousa crer e depender só do SENHOR!

Nenhum comentário:

Postar um comentário