segunda-feira, 17 de novembro de 2014

A obediência é mais importante que o sacrifício

 Samuel, porém, respondeu:
"Acaso tem o SENHOR tanto prazer em holocaustos e em sacrifícios quanto em que se obedeça à sua palavra?
A obediência é melhor do que o sacrifício, e a submissão é melhor do que a gordura de carneiros. Pois a rebeldia é como o pecado da feitiçaria, e a arrogância como o mal da idolatria. Assim como você rejeitou a palavra do SENHOR, ele o rejeitou como rei".
                        
                                 1 Samuel 15.22,23

A principal chave para andar em liberdade e obter vitória financeira — colhendo as bênçãos prometidas por Deus — é a obediência.
Todas as promessas de prosperidade e abundancia que Deus fez aos israelitas eram condicionais! O seu cumprimento estava baseado na obediência a Ele.
Moisés disse: "Se vocês obedecerem fielmente ao SENHOR, o seu Deus, e seguirem cuidadosamente todos os seus mandamentos que hoje lhes dou, o SENHOR, o seu Deus, os colocará muito acima de todas as nações da terra" (Deuteronômio 28.1).
As bênçãos de Deus viriam até eles — SE ouvissem e obedecessem-lhe. “Todas estas bênçãos virão sobre vocês e os acompanharão, se vocês obedecerem ao SENHOR, o seu Deus" (v. 2).
Disse-lhes ainda Moisés: "O SENHOR enviará bênçãos aos seus celeiros e a tudo o que as suas mãos fizerem. O SENHOR, o seu Deus, os abençoará na terra que lhes dá" (v. 8).
"O SENHOR lhes concederá grande prosperidade..." (v. 11).
"O SENHOR abrirá o céu, o depósito do seu tesouro..." (v. 12).
"O SENHOR fará de vocês a cabeça das nações, e não a cauda..." (v. 13).
Todas essas bênçãos que Deus prometeu estavam condicionadas à obediência dos israelitas. Se fossem obedientes, viveriam na plenitude das bênçãos prometidas. Contudo, se desobedecessem a Deus, perderiam as bênçãos.
O mesmo vale para a Igreja hoje. Para colher todas as bênçãos e a prosperidade que Deus prometeu, devemos apenas obedece-lo.
Não existem atalhos!
No texto em estudo, Samuel expõe o pecado da desobediência, que levou Saul a ser rejeitado como rei de Israel. Deus havia determinado que Saul lutasse contra os amalequitas e os aniquilasse totalmente, destruindo tudo, inclusive as mulheres, as crianças e todo o gado (1 Samuel 15.3).
Saul e os israelitas, porém, desobedeceram a Deus. Eles destruíram todo o povo, mas pouparam o rei dos amalequitas. Guardaram também o melhor dos rebanhos, eliminando apenas o que lhes era conveniente ou seja, os animais menos desenvolvidos.
Quando Samuel confrontou Saul com esse ato de desobediência, o rei tentou minimizar o pecado, alegando que o povo havia preservado os animais para sacrificá-los a Deus.
Vemos aqui a gravidade da desobediência e suas conseqüências. Por causa da desobediência, Deus rejeitou Saul como rei!
A desobediência é rebeldia, e Deus a considera tão maligna quanto o pecado da feitiçaria.
Deus não estava interessado na multidão de sacrifícios e holocaustos que os israelitas lhe ofereciam, não queria que eles simplesmente observassem as ordenanças e rituais exteriores, apresentando sacrifícios e ofertas. Ele se importava com a obediência incondicional deles.
Deus falou por meio de Isaías: '"Para que me oferecem tantos sacrifícios (a menos que seja a oferta do coração)?', pergunta o SENHOR. Tenho suficientes holocaustos de carneiros e gordura de novilhos gordos (sem a obediência) e não tenho nenhum prazer no sangue de novilhos, de cordeiros e de bodes (sem a justiça)" (Isaías 1.11 TAB).
Deus deixa claro que só os obedientes serão abençoados e prosperarão: '"Se vocês estiverem dispostos a obedecer, comerão os melhores frutos desta terra; mas, se resistirem e se rebelarem, serão devorados pela espada.' Pois o Senhor é quem fala!" (v. 19,20).
Muitos cristãos hoje não experimentam as bênçãos de Deus nas finanças por causa da desobediência. Não se engane! O desobediente não pode esperar colher as bênçãos de Deus. Muitas vezes ficamos preocupados com a honestidade dos dirigentes da obra, mas Deus não nos constituiu como juízes, cada um prestará contas a Deus e responderá por suas obras individualmente. 
Deus não está interessado em que cumpramos as ordenanças exteriores ou a rotina de ofertarmos sem obediência. Podemos contribuir com milhões de reais, mas isso não significa nada para Deus sem obediência! Ele quer que sejamos obedientes e contribuamos conforme o padrão estabelecido na Palavra, nada mais que isto, pois tudo é Dele.
Diz a Palavra de Deus: "Tragam o dízimo todo ao depósito do templo, para que haja alimento em minha casa. Ponham-me à prova', diz o SENHOR dos Exércitos, 'e vejam se não vou abrir as comportas dos céus e derramar sobre vocês tantas bênçãos que nem terão onde guardá-las'" (Malaquias 3.10).
Se devolvermos a Deus apenas uma porção menor que a décima parte de nossa renda ou não devolvermos absolutamente nada, somos desobedientes na mesma proporção. E, enquanto retivermos o dízimo, não poderemos colher as bênçãos prometidas, não estamos qualificados para recebermos.
Se Deus falar ao nosso coração para que doemos uma oferta de determinado valor, e dermos apenas a metade, estaremos desobedecendo a Deus, e a nossa oferta não será aceita por Ele.
Se Deus nos instrui a contribuir com uma oferta que julgamos acima de nossas possibilidades e não dermos esse passo de fé, estaremos desobedecendo a Deus, demonstrando que não confiamos totalmente Nele. Não podemos esperar colher as suas bênçãos.
As bênçãos prometidas por Deus só são liberadas quando lhe obedecemos! Por isso é tão importante procurar saber Dele o que, onde, quando e como contribuir.
Não importa o que façamos, não limitemos a nossa oferta. Deus quer aumentar a nossa fé, levando-nos ao total desprendimento para ofertar sem temor, confiando que Ele multiplicará nossas finanças.
Deus quer levar-nos a uma dimensão inteiramente nova quanto à contribuição, para que não sejamos mais limitados pela mente natural e contribuamos com fé e em obediência à vontade divina.
Na contribuição, a obediência a Deus é a chave para a vitória financeira!
Independentemente de nossa circunstancia, peçamos a Deus que nos revele o que Ele gostaria que realizássemos para sua obra. E façamos o que Ele determinar, como sacrifício de obediência.
Se desobedecemos a Deus deixando de realizar o que Ele determinou, arrependamos e peçamos-lhe perdão. Depois, coloquemos a nossa fé em ação e obedeçamos a Deus, realizando o
que Ele determinou, nos consertando com Ele.
Quando agirmos com fidelidade e formos totalmente obedientes, Deus liberará as suas bênçãos sobre a nossa vida, assim como as derramou sobre os israelitas. Ele promete: "Se vocês estiverem dispostos a obedecer, comerão os melhores frutos desta terra" (Isaías 1.19).

Quando oferecemos a Deus sacrifícios de ação de graças, as cadeias que amarram nossas vidas são quebradas. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário