quarta-feira, 26 de novembro de 2014

Entregamos nossas ofertas em altares impuros?

Por ordem do SENHOR um homem de Deus foi de Judá a Betel, quando Jeroboão estava em pé junto ao altar para queimar incenso. Ele clamou contra o altar, segundo a ordem do SENHOR: "Ó altar, ó altar!
Assim diz o SENHOR: Um filho nascerá na família de Davi e se chamará Josias. Sobre você ele sacrificará os sacerdotes dos altares idólatras que agora queimam incenso aqui, e ossos humanos serão queimados sobre você.
Naquele mesmo dia o homem de Deus deu um sinal: Este é o sinal que o SENHOR declarou: O altar se fenderá, e as cinzas que estão sobre ele se derramarão.
Quando o rei Jeroboão ouviu o que o homem de Deus proclamava contra o altar de Betel, apontou para ele e ordenou: Prendam-no! Mas o braço que ele tinha estendido ficou paralisado, e não voltava ao normal. Além disso, o altar se fendeu, e as suas cinzas se derramaram, conforme o sinal dado pelo homem de Deus por ordem do SENHOR.
Então o rei disse ao homem de Deus: Interceda junto ao SENHOR, o seu Deus, e ore por mim para que meu braço se recupere.
O homem de Deus intercedeu junto ao SENHOR, e o braço do rei recuperou-se e voltou ao normal.
                                 1 Reis 13.1-6

É tempo de destruir os altares impuros que foram construídos na Igreja. Somos um povo santo, separado e consagrado a Deus. Os nossos dízimos e as nossas ofertas são santos e devem ser apresentados em altares SANTOS, para que possamos receber as bênçãos prometidas por Deus.
É fundamental que observemos onde entregar nossos dízimos e ofertas, pois isso influi na quebra das cadeias de nossas finanças. Se  apoiarmos igrejas ou ministérios cujos líderes não são íntegros nem vivem de acordo com a Palavra de Deus, estaremos sacrificando em altar impuro, sacrifício de tolo e Deus não aceitará nossa oferta —que é santa, mas não santifica o altar impuro.
Antes que Israel entrasse na Terra Prometida, Deus disse a Moisés que Ele escolheria o local para estabelecer o seu nome. Ele encontraria os filhos de Israel no altar, que era o lugar onde deveriam apresentar os seus holocaustos e adorá-lo.
No texto em estudo, vemos que Jeroboão, rei de Israel, construiu um altar impuro e levou os filhos de Israel a pecar. Como resultado, o juízo de Deus veio sobre eles.
Deus tirou o reino de Salomão por causa da desobediência deste, que se casou com mulheres impuras e praticou idolatria. A nação de Israel foi dividida: duas tribos ficaram com Roboão, filho de Salomão, e as outras dez com Jeroboão, servo do rei.
Deus prometeu a Jeroboão que, se ele lhe obedecesse e guardasse os seus mandamentos, como fez Davi, estaria com ele e o confirmaria como rei sobre Israel (1 Reis 11.31-38). Jeroboão, porém, em vez de seguir a Deus e obedecer aos mandamentos que Ele dera a Israel, resolveu estabelecer o reino segundo a própria vontade.
A única maneira de o povo ter um relacionamento com Deus era por meio dos sacrifícios, que só podiam ser oferecidos no Templo, em Jerusalém. Jeroboão, porém, temia que o povo, indo a Jerusalém para adorar e apresentar as suas ofertas a Deus, fosse convencido a permanecer por lá sob o governo de Roboão.
Para desencorajar o povo de ir a Jerusalém, Jeroboão construiu um altar e estabeleceu um sistema próprio de adoração — de acordo com os próprios desejos. Ele fez dois bezerros de ouro e construiu altares para eles em Dã e em Betel. Designou sacerdotes e estabeleceu sacrifícios e festas sagradas sem qualquer consideração para com os mandamentos de Deus. Como resultado, o povo pecou contra Deus e passou a adorar esses ídolos.
Jeroboão estabeleceu uma festa para os israelitas e foi até o altar de Betel queimar incenso, um desafio à lei de Deus.
O juízo de Deus veio sobre Jeroboão porque ele havia construído um ALTAR IMPURO, levando os filhos de Israel a pecar. Trezentos anos mais tarde, Josias derrubou o altar que Jeroboão havia edificado em Betel. Partiu as pedras em pedaços e reduziu-as a pó. Retirou os ossos dos sacerdotes dos túmulos e queimou-os sobre o altar para contaminá-lo, de acordo com a palavra do Senhor (2 Reis 23.16).
Na Igreja hoje, Deus usará novamente os profetas, que levantarão a voz contra os altares impuros. Quando o povo ouvir e atendê-los, destruindo esses altares por meio da oração, a Igreja será purificada. Quando o povo de Deus começar a adorá-lo em altares santos, purificados pelo Espírito Santo, o poder e a glória divinos se manifestarão, e as bênçãos serão liberadas sobre os crentes!
Pode ser que estejamos entregando fielmente a Deus os nossos dízimos e ofertas, mas não estejamos recebendo as bênçãos prometidas. Será que não estamos apresentando sobre altares impuros?
Quando estabelecemos métodos próprios para ofertar a Deus, segundo a nossa vontade, em vez de adorá-lo com os nossos dízimos e as nossas ofertas de acordo com o que Ele estabeleceu em sua Palavra, construímos um altar impuro.
Muitos cristãos entregam os seus dízimos e as suas ofertas a igrejas ou ministérios cujos altares são impuros. Entregam o seu dinheiro a líderes de vida imoral, que se apropriam dos dízimos e das ofertas para satisfazer os próprios desejos ou para realizar projetos pessoais, em vez de utilizá-los conforme a orientação do Espírito Santo.
Por essa razão, é fundamental que procuremos saber a vontade de Deus com relação ao lugar da entrega dos dízimos e das ofertas. Não podemos contribuir para uma igreja ou ministério compelidos por um falso senso de lealdade ou porque nos passaram a noção de que as ofertas devem ser entregues apenas à igreja que freqüentamos.
Devemos buscar primeiro a vontade e a direção de Deus quanto ao local onde devemos congregar. Depois, dediquemos nossos dízimos, ofertas e dádivas especiais à casa do tesouro de Deus, ao depósito que os administra e executa a obra de Deus de acordo com a orientação Dele, em total obediência à sua Palavra!
Paremos um pouco agora e analisemos o modo como temos contribuído, ofertamos a Deus com o coração puro, determinados a adorá-lo e honrá-lo por meio desse ato? Estamos contribuindo com amor no coração? Contribuímos de acordo com o que Ele revelou em sua Palavra? Ouvimos o que Deus diz com relação à quantia da oferta? Congregamos e contribuímos no lugar designado por Ele?
Nossa atitude ao ofertar para Deus deve proceder de um relacionamento íntimo com Ele. Não pode estar baseada em fórmulas ou tradições humanas. Devemos orar, recebermos a orientação e estarmos dispostos a agir de acordo com o que Deus, POR MEIO DO ESPÍRITO SANTO, determinou, não pelas manipulações do homem!
Uma das principais causas do surgimento do altar impuro é o pecado do orgulho, ostentação e da auto-exaltação. Estejamos atentos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário