terça-feira, 25 de novembro de 2014

Olhos e ouvidos "porta" de acesso a Satanás

Satanás tem acesso à mente humana pela "porta" dos olhos e dos ouvidos!

Uma tarde Davi levantou-se da cama e foi passear pelo terraço do palácio. Do terraço viu uma mulher muito bonita tomando banho,
                                    
                                    2 Samuel 11.2

Uma importante estratégia de Satanás para nos iludir é tentar obter acesso à nossa mente pela "porta" dos olhos e dos ouvidos, ou seja, pelo que vemos e ouvimos, aquilo que atrai nossa atenção.
O rei Davi foi um homem de Deus dos mais poderosos da Bíblia, "homem segundo o meu coração (de Deus)" (Atos 13.22), guerreiro que venceu muitas batalhas. Contudo, ele caiu na armadilha da tentação de Satanás e levou a própria família à destruição.
A estratégia de Satanás é apanhar-nos desprevenidos, desatentos, desapercebidos. Ele costuma tentar-nos depois que experimentamos uma grande vitória espiritual, quando baixamos a guarda. Foi o caso de Davi. Ele foi tentado em um momento de prosperidade do reino. Tinha cerca de cinqüenta anos na ocasião e reinava em Jerusalém havia doze anos. Havia subjugado os inimigos e regressado em grande triunfo.
No tempo designado para voltar à batalha, Davi ficou em Jerusalém. Em vez de acompanhar o exército, enviou Joabe e todo o Israel para a batalha, enquanto permanecia na cidade. Depois de vencer grandes batalhas, decidiu que era hora de “pendurar as chuteiras”, “aposentar as luvas” e relaxar.
Em nossa batalha espiritual contra Satanás não há tempo para relaxar nem para baixar a guarda, jamais podemos nos dar ao luxo de um relax espiritual!
No momento em que começamos a relaxar — reduzindo o tempo de oração, parando de ler a Palavra, deixando de atentar para as estratégias malignas — Satanás aproveita a oportunidade para nos atacar, é o momento oportuno para o adversário. Foi exatamente o que aconteceu com Davi.
Ele sucumbiu ao tentador quando subiu ao terraço e "VIU uma mulher muito bonita tomando banho". Satanás obteve acesso à mente de Davi pela "porta" dos olhos, ou seja, pelo que ele VIU.
Satanás colocou uma tentação diante de Davi, que lhe despertou o desejo. Davi não desviou. AO OLHAR a mulher, acabou desejando-a para si. Satanás enganou e atraiu Davi, encantou-o fazendo-o pensar que o prazer e a satisfação proporcionados por aquele caso ilícito seriam maiores do que realmente eram, não mediu as conseqüências. E foi ali mesmo, no terraço, que Davi cometeu adultério — NA MENTE E NO CORAÇÃO. Esse pecado mais tarde se manifestou em atos, quando ele mandou buscar Bate-Seba (v. 3,4).
Há muitos cristãos hoje caindo em tentação, vivendo uma vida de derrota, na escravidão dos desejos e na luxúria, porque PERMITIRAM que Satanás tivesse acesso à sua mente pela "porta" dos olhos e dos ouvidos.
A estratégia de Satanás é encher a nossa mente com tentação, de modo que os desejos da carne despertem, influenciem em nossas escolhas e ações até que nos rendamos às paixões da carne e pequemos contra Deus, nos afastando e entristecendo o coração do SENHOR de nossas vidas.
Observemos, Satanás é limitado nas tentações que coloca diante de nós. Deus não permitirá que ele nos tente acima do que somos capazes de suportar (1 Coríntios 10.13). Deus não apenas limita as tentações de Satanás, como também em toda tentação Ele promete dar um escape, que nos tornará mais fortes, poderosos e pacientes para suportá-la.
O propósito de Deus ao permitir a tentação é testar-nos para que nos tornemos PERFEITOS E PLENAMENTE MADUROS, sem sentir falta de nada (Tiago 1.2-4). É importante que tenhamos humildade, consciência de que dependemos plenamente do SENHOR, em tudo e em todos os momentos, Ele é o nosso escape e proteção.

A nossa atitude, ao sermos testados pela tentação de Satanás não deve ser de derrota, mas de vitória. Sabendo que Deus já providenciou um escape; que nos deu armas espirituais poderosas; que nos ungiu com o poder do Espírito Santo; que nos deu autoridade sobre o poder do inimigo, devemos RESISTIR ao inimigo. E a medida que adquirimos experiência no treinamento espiritual, outras provas surgirão, mas estejamos certos que:...”os nossos sofrimentos leves e momentâneos estão produzindo para nós uma glória eterna que pesa mais do que todos eles” 2 Coríntios 4.17 . (No mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo....) Ele está conosco, quem é maior que ELE?

Nenhum comentário:

Postar um comentário