segunda-feira, 10 de novembro de 2014

Obediência: poderosa receita para a prosperidade

Somente seja forte e muito corajoso! Tenha o cuidado de obedecer a toda a lei que o meu servo Moisés lhe ordenou; não se desvie dela, nem para a direita nem para a esquerda, para que você seja bem-sucedido por onde quer que andar. Não deixe de falar as palavras deste Livro da Lei e de meditar nelas de dia e de noite, para que você cumpra fielmente tudo o que nele está escrito. Só então os seus caminhos prosperarão e você será bem-sucedido.
                                   Josué 1.7,8
Moisés estava morto. Atrás de Josué e dos israelitas estava o deserto, onde Deus os sustentara com provisão sobrenatural. À sua frente estava a terra que Deus lhes prometera. Quando se preparavam para atravessar o Jordão e tomar posse da terra, Deus colocou uma poderosa chave de prosperidade nas mãos de Josué.
Deus ordenou a Josué que concentrasse a visão espiritual nos mandamentos que Ele lhes dera e não se desviasse da Lei nem para a direita nem para a esquerda, Deus também o advertiu de que não deixasse de falar as palavras do Livro da Lei, mas que meditasse nelas dia e noite, guardando-as no coração e na mente, para que pudesse fazer tudo que Ele lhe ordenara.
A receita da prosperidade para os israelitas era a obediência. Deus disse a Josué que, se ele obedecesse aos seus mandamentos, então os seus caminhos prosperariam e ele seria bem-sucedido (v. 8).
Josué tomou posse desse manual de prosperidade, e Deus derramou as bênçãos prometidas sobre ele e os israelitas. Josué guardou todos os mandamentos que Deus transmitira por meio de Moisés. Mais adiante, lemos: "Tudo o que o SENHOR tinha ordenado a seu servo Moisés, Moisés ordenou a Josué, e Josué obedeceu, sem deixar de cumprir nada de tudo o que o SENHOR tinha ordenado a Moisés" (Josué 11.15).
Como resultado de sua obediência, Josué conduziu os israelitas à vitória. A paz, prosperidade, qualidade de vida da Nação, depende da intimidade que os sacerdotes tem com seu Criador e SENHOR. Deus estava com eles e deu-lhes força para tomar posse da terra. "Foi assim que Josué conquistou toda a terra, conforme o SENHOR tinha dito a Moisés" (v. 23).
Deus entregou a Terra Prometida aos filhos de Israel com todos os despojos da guerra — prata, ouro e muitas outras riquezas — e cumpriu todas as promessas que lhes fizera, porque obedeceram aos mandamentos. "De todas as boas promessas do SENHOR à nação de Israel, nenhuma delas falhou; todas se cumpriram" (v. 45).
A principal orientação para usufruir das promessas divinas de bênção e prosperidade é a obediência. Se andarmos em obediência a Ele e à sua Palavra, indubitavelmente colheremos as suas bênçãos. Deus está comprometido conosco pela sua Palavra. Nenhuma das promessas que Ele fez aos seus filhos falhará!
Queremos prosperidade, realização em nossas vidas?
Enchamos então o coração e a mente com a Palavra, até que ela se integre à nossa vida, até que ela seja parte de nós, de maneira que não haja espaço para a dúvida. Meditemos nela dia e noite. Deus disse a Josué: "Não deixe de falar as palavras deste Livro da Lei" (1.8).
Declaremos as promessas de Deus em todas as circunstâncias, mesmo que a nossa realidade e razão não nos ampare, ou apoie a nossa fé. (Abraão creu, confiou contrariando a própria esperança). Não permitamos que palavras de dúvida, medo ou preocupação saiam de nossa boca. Quando temos a Palavra arraigada ao nosso espírito, tudo que dizemos tem base na Palavra.
Jesus diz: "Se vocês permanecerem em mim, e as minhas palavras permanecerem em vocês, pedirão o que quiserem, e lhes será concedido" (João 15.7).

Quando alinharmos a nossa vida de acordo com a Palavra e andarmos em obediência a Deus, prosperaremos e seremos abençoados, como foi Josué! Pediremos algo a Deus, e Ele certamente nos concederá!

Nenhum comentário:

Postar um comentário