segunda-feira, 27 de novembro de 2023

Final Feliz

 

Agora, não se aflijam nem se recriminem por terem me vendido para cá, pois foi para salvar vidas que Deus me enviou adiante de vocês.


                                      Gênesis 45.5


José teve uma ótima infância, ele tinha tudo - era bonito, forte e amado pelo pai. O problema é que seus irmãos mais velhos começaram ter ciúmes da atenção que ele recebia de seu pai. Então, um dia, decidiram vendê-lo como escravo e dizer ao pai que ele havia sido morto por animais selvagens.

Vendido como escravo, felizmente, para ele, foi comprado por um homem influente chamado Potifar. José se saiu tão bem, que foi encarregado por Potifar de cuidar de todo o seu patrimônio pessoal. Mas, a mulher de Potifar, atraída por sua rara beleza e honesta dedicação no trabalho, irritada por não ser correspondida por José, acusou-o falsamente de assédio sexual. Potifar então, colocou José na prisão.

Mas, em meio a tantas adversidades, o melhor ainda estava por vir. Um dia, José ainda estava preso no Egito, Deus lhe deu a interpretação de um sonho que o Faraó havia tido e que ninguém conseguia interpretar. Então, Faraó percebeu que José seria o homem certo, para estar no comando de todo o abastecimento de comida para o período de fome que se aproximava. Então ele tornou-se o segundo na linha de comando, depois de Faraó.

Pouco tempo depois, os próprios irmãos de José também foram afetados pela fome que se abatia por toda a região, e vieram ao Egito em busca de alimento. Sem perceber, lá estavam eles bem diante de seu irmão, que agora tinha poder até para mandar matá-los. Mas, a princípio José não revelou sua identidade, somente depois veio a dizer-lhes: "Vocês planejaram o mal contra mim, mas Deus o tornou em bem, para que hoje fosse preservada a vida de muitos" (Gênesis 50.20).

Podemos observar que aos olhos humanos parecia que Deus estava atrasado durante toda essa história, mas Ele interveio exatamente na hora certa, nada escapa ao Seu controle, Ele está no comando, orquestrando o próximo passo o tempo todo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário