segunda-feira, 6 de novembro de 2023

Comprometimento

 

Mas, assim como é santo aquele que os chamou, sejam santos vocês também em tudo o que fizerem, pois está escrito: Sejam santos, porque eu sou santo.


                                     1 Pedro 1.15-16


Deus é santo e o Seu caminho é um caminho de santidade (Isaías 35.8). A Bíblia também nos diz que sem santidade, ninguém verá o SENHOR.

Ao pensarmos em santidade ou em uma pessoa santa, logo imaginamos que uma vida santa, significa uma vida monótona. Palavras como obediência, santidade, compromisso e sacrifício não soam atraentes para nós. Encaramos como se fosse uma vida desperdiçada com pessoas chatas, fazendo coisas chatas, bobas e sem sentido. Pensamos que não há nenhuma diversão, nenhum desafio ou aprendizado nisso.

No entanto, essa ideia é totalmente falsa. Vida santa é uma vida feliz, plena, realizada, repleta de desafios e de grata satisfação. A Bíblia diz que se quisermos ser felizes, então deveremos ser santos. E se procurarmos ser santos, então seremos realmente felizes.

Por "pessoa santa" devemos entender uma pessoa que vive para agradar a Deus. Então, para sermos santos devemos ser totalmente comprometidos com Deus, dando tudo para Ele, deixando-O ser o SENHOR de nossas vidas e deixando que Ele guie nossos passos. Na verdade, esta é a vida mais completa que existe. Nos levantamos pela manhã com alegria no coração e com a Palavra de Deus e do Seu Espírito Santo para guiar-nos. Certamente, é a melhor vida que há.

Mas, nenhum de nós podemos nos tornar santo por conta própria. Tentamos viver por certas regras, ser honestos, obedientes, bons, retos, justos, íntegros, atenciosos, pacientes... mas logo caímos. Não conseguimos nos manter neste estado por muito tempo, nossa carne é fraca. As nossas razões e a nossa justiça são como trapos diante do elevado padrão divino. Então, para termos acesso e nos mantermos no caminho de santidade de Deus, precisamos nos chegar a Ele, que é o Deus do impossível; pedir-Lhe para nos perdoar, nos transformar e nos conceder a Sua santidade – e gradativamente Ele nos fará pessoas santas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário