quinta-feira, 29 de junho de 2023

Jogo de cintura

 

Então Filipe correu para a carruagem, ouviu o homem lendo o profeta Isaías e lhe perguntou: O senhor entende o que está lendo? Ele respondeu: Como posso entender se alguém não me explicar? Assim, convidou Filipe para subir e sentar-se ao seu lado.


                                        Atos 8.30-31


Ao compartilhar o evangelho com o eunuco etíope, Filipe demonstrou algo que muitas vezes falta em nosso evangelismo: jogo de cintura, tato. Muitos de nós, simplesmente despejamos a nossa mensagem, dizemos tudo o que queremos, sem nos envolvermos, estabelecermos um diálogo, construirmos uma ponte com as pessoas com quem falamos. Nós simplesmente apresentamos todos os nossos argumentos, todas as nossas declarações e damos por tarefa concluída; nos sentimos muito impressionados conosco mesmos e com nosso desempenho. Só que a essa altura, os nossos ouvintes encontram-se mesmo é ansiosos para concluirmos logo a nossa fala, para poderem ir embora e não voltarem nunca mais.

Ao agirmos assim no evangelismo, por mais que nos sintamos satisfeitos com o nosso trabalho, na verdade, fomos mesmo é bastante estúpidos, prestamos um desserviço, porque a nossa tarefa não é ter um bom discurso, um bonito argumento; nossa missão é ganhar a alma para o SENHOR.

Se queremos compartilhar efetivamente o evangelho com as pessoas, precisamos cativa-las, envolvê-las. Exatamente o que o Mestre Evangelista o SENHOR Jesus, fez quando falou com a mulher no poço em Samaria. Observemos que Ele conversou com ela, Ele falou e também a ouviu, foi um dar e receber. Então ela se sentiu confiante para compartilhar e abrir o seu coração com Ele, dando abertura para Ele revelar a Verdade para ela.

Portanto, ao compartilhamos o Evangelho com as pessoas, precisamos estabelecer um diálogo - e não apenas um monólogo, não somente falarmos, mas também ouvirmos. É oferecermos os versículos e passagens apropriadas da Escritura, e as declarações do amoroso coração do SENHOR, para que essa pessoa venha a acreditar em Cristo Jesus.

Observemos que quando o apóstolo Paulo se dirigiu aos gregos na Colina de Marte, ele fez uma leitura da situação e apresentou sua mensagem de acordo com o que achou apropriado. Ele usou o jogo de cintura, o tato - e nós precisamos fazer o mesmo.

Ninguém pode ser convencido a entrar no Reino de Deus, a não ser que o Espírito Santo os convença da condenação que paira sobre eles pelos seus pecados. Nosso trabalho é simplesmente trazer-lhes a mensagem evangélica essencial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário