domingo, 18 de junho de 2023

Buscando a Deus

 

Perguntou Nicodemos: Como pode ser isso?


                                         João 3.9


Nicodemos era um homem religioso, um fariseu praticante. Os fariseus pertenciam a uma seita muito rigorosa de pessoas, que acreditavam fortemente naquilo que pensavam, e tinham isso como o correto. Pelos padrões do mundo, Nicodemos era o típico homem santo. Qualquer de nós que cruzasse com ele, diríamos sem medo de errar: "Este é um santo homem de Deus, que vive realmente em contato com Ele".

Mas, acontece que Nicodemos não estava em contato com Deus. Ele tinha o formalismo da religião, mas nenhuma relação com Deus. Então ele estava infeliz, vazio, estava procurando pois tinha fome e sede espiritual. Como ele não queria que todos soubessem da sua carência espiritual, veio à noite para falar com Jesus. Aos olhos de Nicodemos seria constrangedor expor sua necessidade, sendo ele um líder espiritual dos homens, alguém que supostamente deveria conhecer a Deus.

Mas a sua atitude foi louvável, ele se dispôs e foi, buscou, procurou, deixou cair suas defesas, abandonou sua fachada, e descobriu seu faminto coração. Ele estava basicamente dizendo a Jesus: "Eu sei que há uma possibilidade de conhecer a Deus, mas eu não sei como. O que eu preciso fazer? Tipo: se você puder fazer algo, então aqui estou eu". Ele estava sendo totalmente honesto e transparente.

Mas, é bem nesse estado que Deus encontra a maioria de nós, com uma enorme carência e uma pequenina e irrisória fé. E de forma radical e drástica, dia após dia Ele muda a nossa vida, começando pelo nosso sequioso coração.

Nenhum comentário:

Postar um comentário