domingo, 29 de janeiro de 2023

Método de oração

 

Certo dia Jesus estava orando em determinado lugar. Tendo terminado, um dos seus discípulos lhe disse: Senhor, ensina-nos a orar, como João ensinou aos discípulos dele.


                                        Lucas 11.1


Quando os discípulos pediram ao Mestre Jesus para ensina-los a orar, Jesus deu-lhes e também para nós, um modelo que chamamos de Oração do SENHOR. Mas, às vezes, alguns de nós, pensamos que a Oração do SENHOR é uma espécie de talismã ou super oração, a ser usada quando estamos realmente em apuros ou em situação de perigo iminente.

É claro que nada nos impede de repetir a oração que o SENHOR Jesus ensinou a Seus discípulos, mas é preciso lembrar que ela é, na verdade, um modelo de oração. Jesus disse: "Vocês, orem assim: Pai nosso, que estás nos céus! Santificado seja o teu nome.Venha o teu Reino; seja feita a tua vontade, assim na terra como no céu..." (Mateus 6.9-10).

Bem ao contrário do que muitos de nós praticamos, que já chegamos diante do Pai, com uma enorme lista de petições contendo tudo o que precisamos.

Então, na próxima vez que formos orar, podemos usar a sequência A–C–G-S, onde cada letra corresponde a um aspecto específico da oração, disposta em uma ordem natural:

A - Adoração ou culto; C – Confissão; G - Gratidão; S - Súplica.

Assim sendo, quando orarmos, devemos começar sempre com adoração, reconhecendo com Quem estamos falando. Deus é o nosso Pai Celestial e não o nosso empregado do céu. Ele não é o nosso servo no céu, tampouco a nossa máquina automática de realização de caprichos e desejos. Tenhamos reverência pois estamos falando com o Deus Todo-Poderoso, o Criador do universo. E isso coloca as coisas na perspectiva correta. Em seguida confessamos os nossos pecados, depois vem a gratidão por todos os benefícios que temos recebido, e por último colocamos as nossas súplicas, intercessões e petições.





Nenhum comentário:

Postar um comentário