domingo, 1 de janeiro de 2023

Compaixão

 

Indo Filipe para uma cidade de Samaria, ali lhes anunciava o Cristo.


                                             Atos 8.5


"Indo Filipe para uma cidade de Samaria, ali lhes anunciava o Cristo. Quando a multidão ouviu Filipe e viu os sinais miraculosos que ele realizava, deu unânime atenção ao que ele dizia. Os espíritos imundos saíam de muitos, dando gritos, e muitos paralíticos e mancos foram curados. Assim, houve grande alegria naquela cidade" (Atos 8.5-8).

Filipe se compadecia dos não cristãos. Ele estava indo para Samaria. Sendo um judeu, Filipe normalmente não tinha nada a fazer ou falar com os samaritanos. Na verdade, ele estava indo justamente para os inimigos de Israel. Os judeus desprezavam os samaritanos e vice-versa, eles não se davam bem.

Isso fica claro na conversa do SENHOR Jesus com a mulher no poço de Samaria, ela disse-Lhe: "Como o Senhor, sendo judeu, pede a mim, uma samaritana, água para beber?" (João 4.9).

Filipe estava disposto a ignorar e transpassar as linhas culturais com a mensagem do Evangelho e a chegar até ao povo samaritano. Ele tinha piedade e compaixão dos não-crentes, assim como nós também devemos ter.

Alexander Maclaren disse: "Diga-me a profundidade da compaixão de um cristão e eu lhe direi a medida da sua utilidade".

Podemos ter muitas técnicas para compartilhar a nossa fé com precisão e obter as respostas certas para certas perguntas, mas se não nos apiedarmos e nos importarmos com as pessoas não cristãs, nada disso vai realmente importar.

Na verdade, não é relevante o quanto sabemos ou deixamos de saber, o compartilhar do Evangelho começa com o quanto nos compadecemos e nos importamos com o outro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário