quinta-feira, 26 de janeiro de 2023

Espiritualidade genuína

 

Aquele que ouve a palavra, mas não a põe em prática, é semelhante a um homem que olha a sua face num espelho e, depois de olhar para si mesmo, sai e logo esquece a sua aparência.


                                      Tiago 1.23-24


As pessoas mais espirituais geralmente são as mais humildes, não orgulhosas, prepotentes ou arrogantes, são porém humildes homens de Deus, pois sabem muito bem que para tudo, dependem da graciosa misericórdia divina.

O apóstolo Paulo, erudito, culto, dedicado estudioso; foi depois de andar muitos anos com o SENHOR, que faz referência a si mesmo não como o principal dos santos, mas como o principal dos pecadores (1 Timóteo 1.15). Certamente, ele não era um homem que descia ao fundo no lamaçal do pecado, mas simplesmente ao olhar para o espelho de Deus, conseguia vislumbrar a perversidade do seu próprio coração - mesmo durante o contínuo processo de lapidação para ser aperfeiçoado e conformado à imagem de Cristo.

Se somos verdadeiramente cristãos espirituais, se estamos empenhados na constante busca do crescimento e amadurecimento na fé, então seremos naturalmente humildes, simples, autênticos e sensatos, sempre percebendo o quanto ainda temos a aprender. Esse é sem dúvida um diferencial na postura daqueles que de fato querem conhecer profundamente a Deus.

A pessoa realmente espiritual percebe, e por isso sempre afirma ter muito a aprender, e o quanto em sua vida que ainda precisa mudar. No entanto, o indivíduo que ao contrário disso se engana, que se acha muito espiritualizado, não está aberto e nem recebe instruções e aconselhamento. Pensa que já sabe tudo - o que só demonstra o quanto pouco sabe.

"Quem despreza a disciplina cai na pobreza e na vergonha, mas quem acolhe a repreensão recebe tratamento honroso" (Provérbios 13.18).

"Quem ouve a repreensão construtiva terá lugar permanente entre os sábios. Quem recusa a disciplina faz pouco caso de si mesmo, mas quem ouve a repreensão obtém entendimento. O temor do Senhor ensina a sabedoria, e a humildade antecede a honra" (Provérbios 15.31-33).

Nenhum comentário:

Postar um comentário