O dia do Senhor, porém, virá como ladrão.
Os céus desaparecerão com um grande estrondo, os elementos serão desfeitos pelo
calor, e a terra, e tudo o que nela há, será desnudada.
2 Pedro
3.10
Alguns estudiosos crêem que o Dia do SENHOR
será um longo período de tempo, outros já acreditam que ele será um evento instantâneo,
em que o Mestre Jesus retornará à terra para buscar os cristãos fieis e para
destinar os infiéis ao juízo eterno.
"O mar entregou os mortos que nele
havia, e a morte e o Hades entregaram os mortos que neles havia; e cada um foi
julgado de acordo com o que tinha feito. Então a morte e o Hades foram lançados
no lago de fogo. O lago de fogo é a segunda morte.
Se o nome de alguém não foi encontrado no
livro da vida, este foi lançado no lago de fogo" (Apocalipse 20.13-15).
Porém a grande maioria opta por entender
que o Dia do SENHOR é um período no final da história humana, quando o
propósito divino para a humanidade estará cumprido – período esse que inicia-se
com a volta de Cristo e se encerra com a purificação dos céus e da terra com
fogo.
"Os céus desaparecerão com um grande
estrondo, os elementos serão desfeitos pelo calor, e a terra, e tudo o que nela
há, será desnudada. Naquele dia os céus serão desfeitos pelo fogo, e os elementos
se derreterão pelo calor" (2 Pedro 3.10,12).
"Então vi um novo céu e uma nova
terra, pois o primeiro céu e a primeira terra tinham passado; e o mar já não
existia" (Apocalipse 21.1).
O Novo Testamento enfatiza a brevidade da
chegada do Dia do SENHOR:
"Estejam também vocês preparados,
porque o Filho do homem virá numa hora em que não o esperam" (Lucas
12.40).
"Lembre-se, portanto, do que você
recebeu e ouviu; obedeça e arrependa-se. Mas se você não estiver atento, virei
como um ladrão e você não saberá a que hora virei contra você" (Apocalipse
3.3).
Haverá um julgamento para todas as nações e
todos os que não crêem:
"Quando o Filho do homem vier em sua
glória, com todos os anjos, assentar-se-á em seu trono na glória celestial.
Todas as nações serão reunidas diante dele, e ele separará umas das outras como
o pastor separa as ovelhas dos bodes. E colocará as ovelhas à sua direita e os
bodes à sua esquerda" (Mateus 25.31-33).
Os cristãos tessalônicos enfrentavam uma
grande perseguição naquela época, e se questionavam, se já não atravessavam pela
tribulação, ou se Paulo estava correto ao lhes dizer, em sua primeira carta, que
não passariam pela tribulação – ao que Paulo lhes disse:
"Irmãos, quanto à vinda de nosso
Senhor Jesus Cristo e o nosso reencontro com ele, rogamos a vocês que não se deixem abalar nem alarmar tão
facilmente, quer por profecia, quer por palavra, quer por carta supostamente
vinda de nós, como se o dia do Senhor já tivesse chegado.
Não deixem que ninguém os engane de modo
algum. Antes daquele dia virá a apostasia e, então, será revelado o homem do
pecado, o filho da perdição" (2 Tessalonicenses 2.1-3).
Então, ao invés de especularmos sobre qual
será o dia do julgamento e da prestação de contas a Deus; a nossa principal
tarefa é proclamar a mensagem divina da redenção a um mundo caído e totalmente
perdido, até que o Dia do SENHOR se cumpra, e termine então o tempo da graça.
"Mas nós, devemos sempre dar graças a
Deus por vocês, irmãos amados pelo Senhor, porque desde o princípio Deus os
escolheu para serem salvos mediante a obra santificadora do Espírito e a fé na
verdade. Que o próprio Senhor Jesus Cristo e Deus nosso Pai, que nos amou e nos
deu eterna consolação e boa esperança pela graça, dê ânimo aos seus corações e
os fortaleça para fazerem sempre o bem, tanto em atos como em palavras"
(2 Tessalonicenses 2.13,16,17).
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