domingo, 21 de fevereiro de 2016

Convém que Ele cresça


Nós o proclamamos, advertindo e ensinando a cada um com toda a sabedoria, a fim de que apresentemos todo homem perfeito em Cristo. Para isso eu me esforço, lutando conforme a sua força, que atua poderosamente em mim.

                              Colossenses 1.28,29

A paixão e o empenho do apóstolo Paulo é algo admirável, observemos como ele procura apresentar todos os homens que davam crédito à sua pregação, aperfeiçoado em Jesus Cristo. Zeloso e criterioso, trabalha arduamente para que mais almas alcancem a salvação por meio de Jesus Cristo.
Qual era o método escolhido por ele? Advertência constante e sistemático ensino.
Quais ferramentas eram utilizadas por Paulo? Lições, frases, verbos, substantivos, aplicações contextualizadas. Os mesmos recursos que dispomos hoje, só que com muitas restrições, naquele tempo não havia tanta variedade e facilidade de condições com as quais contamos hoje. Certamente ele enfrentava muitas e maiores dificuldades e perseguições que temos hoje, podemos identificar quando ele afirma: “Para isso eu me esforço”, esforço significa trabalho, ou seja: estudos, anotações, aulas preparadas, lares visitados, cultos em sinagogas, divulgação do Evangelho, pessoas tocadas.
De que forma ele realizava tais obras? Qual era a sua motivação, sua fonte e inspiração para não perder as energias?
Ele nos dá a pista: “combato segundo a Sua eficácia, que opera em mim poderosamente”.
Podemos daí entender que enquanto Paulo se empenhava para realizar o seu melhor, Deus operava. Embora observamos que é mais simples fazer algo para o SENHOR, e que o mais complicado é permitir que Cristo faça algo através de nós; ainda assim, quando nos dispomos, nos rendemos e nos determinamos a ser cooperadores e trabalhadores na Seara do SENHOR, o Pai atua poderosamente; basta que coloquemos sempre a Sua vontade em primeiro lugar e não a nossa, porque convém que Ele cresça e que nós diminuamos cada vez mais.

"Capacita os teus servos para anunciarem a tua palavra corajosamente. Estende a tua mão para curar e realizar sinais e maravilhas por meio do nome do teu santo servo Jesus" (Atos 4.29,30). 

Nenhum comentário:

Postar um comentário