terça-feira, 4 de novembro de 2025

Primazia e exclusividade

 

O Espírito Santo ... lhes ensinará todas as coisas e lhes fará lembrar tudo o que eu lhes disse.


                                     João 14.26


Embora muitos de nós cristãos erroneamente entendemos que em nosso relacionamento com Deus temos primazia e exclusividade da revelação divina. Mas, precisamos entender que o próprio SENHOR Jesus condicionou a revelação de Deus exclusivamente a um critério: amor a Ele, devidamente comprovado por obediência irrestrita.

O SENHOR Jesus é o Filho do Deus Altíssimo; a Bíblia diz que Ele é a máxima expressão da Pessoa divina - portanto o máximo em termos de revelação do Eterno à humanidade. Em Seu ensino, o SENHOR explicou por que deveria ser obedecido: as ordens para as quais reivindicava obediência não eram exclusivamente Suas, como homem, mas do próprio Deus. Enquanto ensinava sobre obediência, Cristo prometeu aos Seus seguidores enviar alguém muito especial, o Espírito Santo, com a missão de nos ensinar e fazer lembrar Seus ensinos. Dizendo de outra forma, o Espírito nos incentiva e capacita a amar o nosso Deus e conseqüentemente a obedecer-Lhe - isto é, externar e concretizar o nosso amor. Em resposta, o Deus trino Se revela ao cristão obediente.

Nem sempre a revelação de Deus será uma experiência exterior, magnífica e exuberante, com sons de trombetas e aparição de anjos. Na maioria das vezes ela acontece no íntimo, lá bem no fundo onde ninguém mais tem acesso, a não ser nós mesmos e o próprio Deus. É ali que Sua graça e bondade se manifestam, gerando no cristão genuíno, obediência em atitudes e sentimentos impossíveis de se compreender em outras circunstâncias, como coragem e serenidade que desafiam a compreensão, paz que excede todo entendimento, contentamento em todas as circunstâncias e situações.

Verdade é, que aquele a quem Deus Se revela vive de forma obediente, sofre e chora como todo mundo, mas mesmo nas horas mais difíceis tem uma serenidade inexplicável, a não ser pelo poder de Deus nele revelado. A vida exterior do cristão reflete a revelação de Deus, que traz dentro de si.

Nenhum comentário:

Postar um comentário