sábado, 15 de novembro de 2025

Desafios e dilemas

 

Mas Jesus imediatamente lhes disse: "Coragem! Sou eu. Não tenham medo"!


                                       Mateus 14.27


Quantas são as vezes em que mesmo tentando seguir ao SENHOR Jesus, enfrentamos uma tempestade insuportável, lutas, problemas, desafios e o dilema: parar ou continuar em frente, obedecendo. Acontece que a vida cristã é uma provação constante, o Evangelho garante vida eterna, mas não a ausência de tempestades. Aprendemos nessa passagem (Mateus 14.22-33) sobre um momento muito difícil vivido pelos discípulos do SENHOR enquanto Ele se ausentara para orar e eles remavam em águas conhecidas.

É certo que obediência gera bênção e, afinal, foi Jesus quem mandou eles entrarem no barco. É fácil entender quando sofremos por termos cometido erros, mas quando não... é muito difícil aceitar e compreender.

Mas, quem age corretamente também sofre. E quando a tempestade chega e alcança o mar da nossa vida, muitas vezes buscamos o SENHOR mas só encontramos escuridão. O que quer nos ensinar Jesus quando demora tanto a responder?! "O choro pode persistir uma noite, mas de manhã irrompe a alegria" (Salmos 30.5). Foi esta a lição que os discípulos aprenderam no meio daquele mar revolto. O SENHOR nunca se atrasa; muitas vezes Seu livramento chega no limite, mas chega!

"Ah, Jesus, faltam-nos tantas coisas! Muitos não têm emprego, as contendas se avolumam, o divórcio bate à porta, perdemos nossos filhos e já fizemos de tudo... não há mais jeito... temos buscado enxergar o SENHOR em meio às tempestades pessoais, mas, estamos muito cansados," "Acaso Deus não fará justiça aos Seus escolhidos, que clamam a Ele dia e noite?" (Lucas 18.7).

Enquanto a tempestade não passa, remar, obedecer, seguir em frente é desafiador. Mas precisamos entender que mesmo quando não O ouvimos, nosso Mestre fala. Nossos desastres não O pegam de surpresa, e todos os nossos dias já estão escritos... é nisso que reside a nossa esperança: saber que o Deus da história também é o Deus da tempestade... Aquele que faz a pior tempestade não durar para sempre, e cessar instantaneamente.


Nenhum comentário:

Postar um comentário