Prepara-se o cavalo para o dia da batalha, mas o SENHOR é que dá a vitória.
Provérbios 21.31
Depois de quase 40 anos no deserto, os israelitas estavam prestes a entrar na terra prometida. Deus queria que Moisés soubesse o que os aguardava. Então, ordenou a ele que enviasse espias à terra de Canaã, para fins de reconhecimento. Um líder de cada tribo foi escolhido para compor o time de espiões, mas eles tinham em comum, um alto grau de pessimismo. Ao final da missão trouxeram o relatório que caiu como um balde de água fria em todo o povo. Segundo eles, a terra manava leite e mel, mas tinha verdadeiros guerreiros, gigantes valentes que facilmente exterminaria todo o povo. Depois de tanto esforço para chegar até ali, prestes a entrar na terra prometida, o melhor era voltar para o Egito.
Ao pensarmos em nossos objetivos, cuidadosamente estabelecidos, e pelos quais trabalhamos duro, precisamos estabelecer a que distância se encontram, se estão longe ou já podemos visualizá-los. Sim, pois há muitos de nós que desistimos facilmente, ao primeiro sinal de dificuldades. Sofremos por antecipação, e tendemos a valorizar muito mais as barreiras que a nossa capacidade de ultrapassá-las. Assim pode ocorrer com aqueles que se propõem a estudar, mas não tem dinheiro, pensam em casar, mas não se preparam para o casamento, querem vencer profissionalmente, mas não se aperfeiçoam, como se houvesse vitórias sem lutas.
Foi preciso que Josué e Calebe colocassem as coisas em seus devidos lugares, não negaram as barreiras, mas ressaltaram a supremacia da Palavra divina. Não trataram o assunto pela ótica do otimismo, pessimismo, pensamento positivo ou auto-ajuda, mas se basearam na promessa de Deus quanto à vitória. A Palavra de Deus foi a base da confiança. Viver pela fé é crer integralmente na Palavra de Deus e agir baseado nessa confiança. A fé no SENHOR e em Sua Palavra garantem a vitória na vida.
Nenhum comentário:
Postar um comentário