Sou indigno; como posso responder-te? Ponho a mão sobre a minha boca.
Jó 40.4
Sempre quando a vida de repente transcorre diferente do que se espera, que a humanidade é surpreendida por tragédias naturais, com destruição e mortes. É impressionante a reação das pessoas, muitos escrevem protestos contra Deus, questionam sua existência, zombam da fé. Uma pequena minoria é que prudentemente, exorta as pessoas a se aquietarem diante do SENHOR. Parece que Deus tem de garantir que não haja nenhum problema, como se Ele fosse obrigado a fazer tudo o que se considera bom e útil. Invertem-se os fatores, ao invés de permiti-Lo falar, também através de circunstâncias, o ser humano sente-se no direito de questionar, desafiar Deus e protestar contra Ele.
Atentemos para a situação de Jó, Deus permitiu que uma verdadeira "catástrofe" abalasse sua vida e sua fé. Num piscar de olhos perdeu os filhos, seus bens e sua saúde; parecia que o mundo desabava sobre ele. Seus amigos vieram trazer apoio, consolo, serem solidários; e de todas as maneiras tentaram explicar o porquê do que havia acontecido. Até Jó faz um longo discurso, na busca por motivos e justificativas para o sofrimento (cap. 26-31).
Mas, o homem sem que o SENHOR permita, jamais consegue interpretar, explicar e entender o agir de Deus. Quanto mais falavam e questionavam, menos entendiam. Só quando Jó silenciou, o SENHOR pôde falar com ele. E lhe disse: "Quem é esse que obscurece o meu conselho com palavras sem conhecimento"? (Jó 38.2). "Aquele que contende com o Todo-poderoso poderá repreendê-lo? Que responda a Deus aquele que o acusa"! (Jó 40.2).
Foi então que Jó percebeu seu erro e reconhece: "Sou indigno; como posso responder-te? Ponho a mão sobre a minha boca. Falei uma vez, mas não tenho resposta; sim, duas vezes, mas não direi mais nada" (Jó 40.4,5). É como se dissesse: "Quero silenciar na confiança de que Tu és o SENHOR e que tudo está em tuas mãos. Realmente, quem sou eu para falar"?!
Portanto, se há algo em nossa vida que não entendemos os motivos, silenciemos e deixemos o SENHOR nos falar, Ele nunca nos decepciona. Mesmo porque, não precisamos entender tudo, basta apenas sabermos que há um Deus que tudo pode, e que Ele cuida de nós.
Nenhum comentário:
Postar um comentário