quarta-feira, 18 de fevereiro de 2015

Retrato de um acusador

Muitos de nós já fomos desagradavelmente surpreendidos por mentiras e acusações infundadas a nós dirigidas injustamente. Há pessoas que tentam construir seu sucesso escalando as costas dos outros, enxovalhando e denegrindo a imagem do próximo. Com Davi não foi diferente, ao escrever o Salmos sete, encontrava-se nesta situação: enfrentava a calúnia proferida por Cuxe, o benjamita.
Alguns afirmam que Cuxe era membro da corte do rei Saul. Outros, que ele era parente de Davi. Independente de quem ele tenha sido, é certo que ele fazia parte do círculo de pessoas próximas ao rei. Cuxe disse a Saul que Davi não era leal, talvez motivado por inveja. Que grande mentira! Davi poupara a vida de Saul por duas vezes – na caverna de Adulão e quando Saul estava dormindo no campo. Se Davi fosse desleal, teria matado o rei na primeira oportunidade e reivindicado o trono.
Ao descrever sua situação com Cuxe, Davi associa seus inimigos a um leão faminto, capaz de atacar um cordeirinho indefeso e despedaçá-lo com suas poderosas garras. Por quê? Porque não havia quem o livrasse (v 2).
Apesar disso, Davi não tinha medo, ele pediu a Deus que revertesse sobre si todo o mal que porventura tivesse feito contra Cuxe (vs 3-5); demonstrando sua pureza de alma. Para ter certeza da atenção de Deus, Davi clama: “Levanta-te, Senhor, na tua ira”. Davi ansiava pela justiça divina, seu desejo era que Deus se assentasse na cadeira de juiz e proferisse a sentença de seus injustos acusadores com todas as terríveis conseqüências da poderosa ira de Deus.
Sua angústia era tamanha que ele chegou a pensar que os ímpios, às vezes, escapavam impunes, prosperavam sem receber a punição de Deus. Quantas vezes nos ocorre o mesmo pensamento? Enquanto eles mentem, roubam, fraudam, cometem injustiças, enganam... parece que Deus adormeceu e não está vendo... parece que Deus deu de mão e abdicou de seu poder. Mas Ele está vendo tudo e está absolutamente no controle de “tudinho”! Deus se irrita com o ímpio todos os dias e prepara suas “setas inflamadas” (vs 11,13). Observemos: a paciência, longanimidade de Deus não é sinônimo de fraqueza ou fragilidade. Embora sua justiça moa os injustos vagarosamente, ela os mói até ao pó.
Os males cairão sobre as cabeças dos malfeitores. Lembremos que Hamã, quando estava construindo uma enorme forca para os judeus, parecia um vencedor. Ninguém pensava que Deus estivesse olhando para o que ele fazia. Então, da Sala do Trono, com fúria, Deus diz: BAAASSSTAAAA! E intervém, e Hamã e seus dez filhos são enforcados (Ester 7.10; 9.13). Rememoremos também que Jezabel assassinou os profetas de Deus em Israel e parecia que “nasceu para vencer” até Deus resolver transformar seu corpo em alimento para os cães (2 Reis 9.36-37); trágico fim, não? Deus realmente pune o ímpio, e isto não Lhe causa nenhum prazer, pelo contrário, Ele mesmo diz:
Eu lhes digo que “haverá mais alegria no céu por um pecador que se arrepende do que por noventa e nove justos que não precisam arrepender-se" (Lucas 15.7).
Sua tolerância e longanimidade é justamente a espera e oportunidade que temos para nos arrepender e reconciliarmos com Ele.
Às vezes achamos que estamos rodeados por amigos e que não temos inimigos ou acusadores, mas se o próprio Deus foi caluniado no Éden, nós, certamente também seremos. Se Jesus sofreu calúnias em Jerusalém, nós, fatalmente também sofreremos. E como reagiremos??
“Exultai e alegrai-vos, porque é GRANDE o vosso galardão nos céus; porque assim perseguiram os profetas que foram antes de vós” (Mateus 5.12).
Jesus disse: “o mundo me odiou e também odiará vocês”. Por quê? Porque vocês são luz no meio das trevas. Os que estão atuando nas trevas não querem expor suas obras à presença da luz. A luz dissipa toda treva, assim como uma sala ao ser iluminada, tudo o nela contém fica evidente.
A despeito das acusações de Cuxe, Davi, mesmo com risco de perder a vida afirma que não irá temer: “Senhor meu Deus, em ti confio”.

E nós, tememos as calúnias, as conseqüências das difamações; ou a exemplo de Davi, confiamos em Deus, cientes de que Ele está no controle e no devido tempo irá nos exaltar. Assim sendo, tenhamos uma vida dedicada ao serviço do SENHOR e confiemos só Nele. Sejamos como Davi que diz: "O meu escudo está nas mãos de Deus, que salva o reto de coração" (Salmos 7.10). 

Nenhum comentário:

Postar um comentário