sexta-feira, 27 de fevereiro de 2015

A alegria do SENHOR é a nossa força

E Neemias acrescentou: "Podem sair, e comam e bebam do melhor que tiverem, e repartam com os que nada têm preparado. Este dia é consagrado ao nosso Senhor. Não se entristeçam, porque a alegria do Senhor os fortalecerá".

                           Neemias 8.10

Deus quer que seu povo lhe seja agradecido. Podemos honrá-lo quando lhe damos ofertas regulares. Isto nos lembra de pô-lo em primeiro lugar em nossa vida.
Deus ordenou aos israelitas que se lembrassem dele. Para isto, estabeleceu oferendas diárias, semanais e mensais, bem como cinco eventos anuais: Páscoa, Festa das Primícias, Festa das Trombetas, Festa dos Tabernáculos e Dia da Purificação.
É nas horas de lazer, livres de constrangimentos e observações, que mostramos o nosso real caráter, o que predomina dentro de cada um de nós.
Quando chega a hora de relaxar e estamos livres para fazer o que realmente gostamos, festas, comemorações, comidas, bebidas, músicas, agito...muitas vezes nos distanciamos espiritualmente e nossa comunhão com Deus fica fragilizada, a carne, os valores naturais prevalecem sobre os valores espirituais.
Precisamos enfatizar que os festejos são privilégios concedidos por Deus, devemos sim nos alegrar com os que se alegram, devemos sim sentir prazer em festas, apreciar boas comidas, boas bebidas, boa música, férias, viagens, passeios, tudo é saudável e necessário para todos nós. O que não podemos é fazer dos festejos ocasião para nos perdermos, para pecarmos, ou fazer das férias um ensejo para esfriarmos espiritualmente, como se tirássemos férias de Deus.
"Tudo me é permitido", mas nem tudo convém. "Tudo me é permitido", mas eu não deixarei que nada domine (1 Coríntios 6.12).
A comunhão com Deus, permanência em Cristo, amor à Palavra e meditação diária, são vida e força, saúde e contentamento para nossa nova natureza; mesmo durante as festas, nas férias, viagens, passeios... não podemos nos distanciar da dessa Luz que há em nós. Valorizemos cada oportunidade especial concedida por Deus para uma maior comunhão, com o Pai e com o Filho; façamos de nossa conduta um testemunho para os que nos rodeiam.
Não permitamos que nosso descanso torne-se em armadilha e nos esgote a energia no esforço de não perder terreno. Façamos das férias um período abençoado para a graça e a vitória sobre nos mesmos e sobre o mundo com suas concupiscências, um tempo para crescermos em graça e força, sermos abençoados e tornarmos bênção por onde passarmos deixando o aroma de Cristo que há em nós.

“Pois tudo o que há no mundo — a cobiça da carne, a cobiça dos olhos e a ostentação dos bens — não provém do Pai, mas do mundo.
O mundo e a sua cobiça passam, mas aquele que faz a vontade de Deus permanece para sempre” (1 João 2.16-17).

Leva tempo, treinamento e esforço para crescermos em nossa comunhão com Deus. Façamos então do SENHOR a nossa prioridade diária. Pensemos na alegria que temos recebido em nossa crescente comunhão e busca diária pelo Espírito Santo; procuremos meios, formas de intensificar nossa adoração para encorajarmos um relacionamento mais profundo, produtivo e jubiloso com o SENHOR.

Nenhum comentário:

Postar um comentário