quinta-feira, 26 de fevereiro de 2015

Enfrente a crise

Quando os fundamentos estão sendo destruídos, que pode
fazer o justo?
... o Senhor é justo, e ama a justiça; os retos verão a sua face.
            
                  Salmos 11. 3,7

Alguém já se deparou com uma crise que tenha ameaçado destruir-lhe, vida, família, negócios, empreendimentos, futuro, tudo? Nesse momento de crise, até nossos melhores amigos nos desencorajam e afirmam a nossa dura realidade: “Desista! Esqueça! Fuja! Não há saída, nem solução, jamais poderá vencê-la, está derrotado!”
O rei Davi enfrentou uma crise assim. Depois de ter matado Golias, ele se tornou um herói nacional, as atenções se voltaram para ele, os israelitas o reverenciaram mais do que ao rei Saul. Se tivessem feito uma pesquisa de opinião, Davi teria sido escolhido o “homem do ano”!
Saul percebeu isso e sua frustração transformou-se em ciúme e raiva, ele deu lugar à ira, concebeu o ódio em seu coração. Certa noite, enquanto Davi tocava sua harpa para o rei, Saul tentou assassinar Davi atirando uma lança no gentil pastor.
Chocado com o ocorrido, os amigos de Davi o aconselham no Salmos 11: “Fuja, Davi. Desista do trabalho e voe como um pássaro para as montanhas”. Davi responde apenas: “no SENHOR confio”. Ele sabia que, independente da dimensão dos problemas, Deus é infinitamente maior e superior a eles. Por maior que fosse a ira ou a influência satânica atuante em Saul, Davi confiava na proteção de Deus. Nenhum poder terão sobre nós sem a permissão de Deus: “Não tenham medo dos que matam o corpo, mas não podem matar a alma. Antes, tenham medo daquele que pode destruir tanto a alma como o corpo no inferno” (Mateus 10.28).
Davi enfrentou os problemas de sua vida colocando sua confiança no SENHOR. A Bíblia diz: “Confia no SENHOR de todo o teu coração, e não te estribes no teu próprio entendimento. Reconhece-o em todos os teus caminhos, e Ele endireitará as tuas veredas” (Provérbios 3.5-6). Enfrentar a crise colocando toda a confiança no SENHOR Jesus: isto inclui assumir responsabilidades por nossa vida, por opções e escolhas que fazemos. Escolhas envolvem conseqüências. Só nos drogamos por opção; nos tornamos viciados por livre escolha; nos alcoolizamos porque queremos; nos tornamos consumidores de tabaco, cocaína, maconha porque assim desejamos; da mesma forma que optamos por sermos adúlteros, mentirosos, roubadores...e tudo o mais que não agrada a Deus e só entristece ao Espírito Santo que certamente não vai querer também habitar uma tapera, suja e mal cheirosa, comprometida com o pecado e toda sorte de imundície que as vitrines do mundo oferece. Se somos a sua habitação, sua morada, façamos com que essa convivência, essa comunhão seja o mais prazerosa possível, tornemo-nos um lar adornado, arejado, confortável, aconchegante, perfumado, onde o Espírito Santo, chegue e não queira mais sair...façamos o possível para descobrir o que Ele gosta, o que Lhe dá prazer, o que alegra seu coração...
Somos hoje o que decidimos ser ontem, paremos de jogar o jogo da culpa. O mundo está repleto de pessoas que fogem da responsabilidade. Enfrentemos a vida abraçando a verdade; de onde tiramos a idéia de que a vida é um mar de rosas? Esta idéia pode ter vindo de Hollywood, não da Bíblia; o cinema faz seu lucro através do “final feliz”. Nossa realidade está lá no Novo Testamento, ele fala de dificuldade a serem enfrentadas, dos perigosos caminhos de nossa fé, das cruzes a serem carregadas, males a serem vencidos, tribulações planejadas por Deus para trazerem triunfo e glorificarem o seu Nome, revelarem seu poder ao mundo incrédulo.
Enfrentemos a vida e nossas crises com treinamento. Deus treinou Davi para ser rei de Israel e quer nos treinar também, não sabemos ainda nossa posição, o que devemos desempenhar no Reino, talvez com nossas habilidades e aptidões nos tornemos lixeiros, não sei, quem sabe?? Mas então que sejamos o melhor lixeiro, que o façamos com arte, que desempenhemos nossas tarefas com amor, como para agradar e servir ao REI dos Reis e SENHOR dos Senhores que somos todos nós.
Em nosso treinamento Ele exige disciplina, obediência e determinação. Quando viu a lança voando em sua direção enquanto tocava harpa, correr já não era uma opção para Davi, só lhe restava confiar, ele tinha que depender inteiramente de Deus.
Enfrentemos a vida descobrindo quem realmente somos e a quem pertencemos, se ao deus deste mundo ou ao Deus Todo-Poderoso. Se ao Todo-Poderoso, então somos filhos do Deus Altíssimo. “Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, aos que crêem no seu nome” (João 1.12).
Fomos criados à imagem de Deus e uma vez que optamos por Ele, Ele não nos descarta, não desisti de nós apesar de nós mesmos.

No jardim do Getsêmani, ciente da agonia que o aguardava, sua angústia, seu pavor foi tamanho que Ele suou gotas de sangue, Jesus disse: “Não seja, porém, o que Eu quero, mas o que Tu queres” (Marcos 14.36). Ele foi para a cruz, sofreu dor extrema, açoites, humilhação, vergonha, abandono, descrédito, insultos, cusparadas, precisou de ajuda para carregar a cruz porque suas forças fraquejavam, tamanho sofrimento; morreu entre ladrões como um bandido qualquer e foi enterrado numa sepultura emprestada. Mas Ele não desistiu...Levantou-se da tumba e agora se assenta à direita de Deus Pai (Hebreus 12.2). Não podemos desistir jamais de tão grande salvação, Ele abriu o caminho, pagou o preço, quitou nossa dívida... por maior que seja a crise aqui enfrentada não podemos desistir, em breve estaremos com Ele também!

Nenhum comentário:

Postar um comentário