domingo, 19 de abril de 2020

Astuto sim, porém, sem malícia!


Eu os estou enviando como ovelhas entre lobos. Portanto, sejam astutos como as serpentes e sem malícia como as pombas.

                                     Mateus 10.16

Quando pensamos em ser astuto como uma serpente, logo pensamos em ser esperto, enganador, aquele que sacaneia, trai, engana e tira vantagens sobre os demais. Mas, bem ao contrário disso, o versículo sugere apenas ser atento, cuidadoso e prudente.
Sim, como Cristãos que somos, devemos primar por dar um bom testemunho, e assim sendo, procurar viver de forma honesta, correta, transparente. Certamente não faltarão ocasiões em que outras pessoas tentarão levar vantagem e tirar proveito da nossa honestidade.
Entretanto, ser Cristão não é sinônimo de ser o bobo da corte, aquele que aceita, suporta e tudo perdoa. Contudo, precisamos nos manter sempre atentos e alertas, pois nada que o inimigo faça justifica recorrer às suas mesmas atitudes.
Sempre que tentamos revidar, rebater ou até mesmo apenas nos defender, há o perigo de cairmos em pecado, e bem por isso que também é necessário saber agir como as pombas. Clamar a Deus pelo controle do Espírito Santo em situações de confronto, luta ou ataque, Ele é fiel e de pronto nos atenderá.
"Não retribuam a ninguém mal por mal. Procurem fazer o que é correto aos olhos de todos. Façam todo o possível para viver em paz com todos. Amados, nunca procurem vingar-se, mas deixem com Deus a ira, pois está escrito: "Minha é a vingança; eu retribuirei", diz o Senhor" (Romanos 12.17-19).
Amado e querido Pai, necessitamos tanto dos Seus conselhos. Nosso inimigo é muito esperto e sagaz. Conceda-nos sabedoria, sensatez, a bênção do equilíbrio demonstrado pelo Mestre e SENHOR Jesus. O discernimento de sabermos quando falar e quando calar, quando agir e quando nos retirar. E que em tudo, a nossa preocupação central seja apenas a Sua aprovação; e por tudo somos gratos, no poderoso Nome do SENHOR Jesus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário