terça-feira, 17 de setembro de 2024

O abrigo de Deus

 

Você, porém, fará uma arca de madeira de cipreste…


                                    Gênesis 6.14


Se bem observarmos na época de Noé, as circunstâncias e o cenário não divergem muito do que vivenciamos hoje.

O relato bíblico afirma: "O Senhor viu que a perversidade do homem tinha aumentado na terra e que toda a inclinação dos pensamentos do seu coração era sempre e somente para o mal (…) a terra encheu-se de violência" (Gênesis 6.5,13).

O povo havia se corrompido, já não havia amor, nem respeito ao próximo, só maldades permeavam os corações.

Entretanto, em meio a todo esse palco de horror, havia um homem que fazia diferença; "Noé era homem justo e íntegro, ele andava com Deus" (Gênesis 6.9). E foi para esse único homem, que Deus olhou e viu nele um coração cheio de fé, temor e obediência.

Percebeu nele um coração apto, disposto, capaz de atender ao Seu chamado e por em prática os Seus propósitos a qualquer preço, mesmo que enfrentasse zombarias, diante de uma fé que para os outros parecesse incabível, insustentável, utópica e fora de qualquer propósito. Imagina construir uma arca num lugar, que havia anos que não chovia!

Verdade é, que Deus nos chama a viver uma fé que para muitos pode parecer utópica, inconcebível. Mas, é exatamente assim, viver de modo justo e íntegro pode parecer radicalismo bobo de excêntricos, mas é o que agrada o coração de Deus. A fé que está em nosso coração pode causar estranheza no coração daqueles que não a possuem.

O cristão que deseja vivenciar uma fé genuína, pura e verdadeira deve estar disposto a ser criticado e ridicularizado.

"vocês não sabem que a amizade com o mundo é inimizade com Deus? Quem quer ser amigo do mundo faz-se inimigo de Deus" (Tiago 4.4).

Quem não alicerça sua vida em Deus e não caminha com Ele, não consegue compreender muitas coisas, parecem loucura mesmo aos olhos naturais.

"Quem não tem o Espírito não aceita as coisas que vêm do Espírito de Deus, pois lhe são loucura; e não é capaz de entendê-las, porque elas são discernidas espiritualmente" (1 Coríntios 2.14).

Certamente, Noé foi muito criticado ao construir a arca. Mas, a despeito de tudo, ele obedeceu à voz de Deus, em contrapartida Deus salvou a Noé, sua família e os animais, conforme era o plano divino.

Que o SENHOR nos conceda corações contritos, cheios de reverência, temor, fé e obediência a Ele. Que Ele nos fortaleça e capacite a vivermos uma fé inabalável, intrépida, capaz de construir as "arcas", os abrigos que Ele nos ordena a fazer. O mundo precisa de pessoas capazes, dispostas a fazer diferença, a realizar "coisas estranhas". Precisamos fugir dos padrões mundanos e viver conforme "a boa, perfeita e agradável vontade de Deus" (Romanos 12.2). Pois: "Sem fé é impossível agradar a Deus…" (Hebreus 11.6).

Nenhum comentário:

Postar um comentário