terça-feira, 26 de setembro de 2017

Deus através da Palavra


 "Vós já estais limpos pela palavra que vos tenho falado".

                               João 15.3

O maior e mais importante conhecimento que o Homem pode adquirir é o conhecimento de Deus.
"Quem se gloriar, glorie-se nisto: em compreender-me e conhecer-me, pois eu sou o SENHOR", (Jeremias 9.24).
Não possuímos esse conhecimento naturalmente.
"Não há nenhum justo, nem um sequer; não há ninguém que entenda, ninguém que busque a Deus" (Romanos 3.10,11).
Embora todos saibam que Deus existe.
Diz o tolo em seu coração: "Deus não existe" (Salmos 14.1).
"Pois o que de Deus se pode conhecer é manifesto entre eles, porque Deus lhes manifestou. Pois desde a criação do mundo os atributos invisíveis de Deus, seu eterno poder e sua natureza divina, têm sido vistos claramente, sendo compreendidos por meio das coisas criadas, de forma que tais homens são indesculpáveis; porque, tendo conhecido a Deus, não o glorificaram como Deus, nem lhe renderam graças"...(Romanos 1.19-21).
Porém, saber que Deus existe está bem longe de conhecê-Lo – pois conhecê-Lo pessoalmente envolve salvação e vida eterna.
"Esta é a vida eterna: que te conheçam, o único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste" (João 17.3).
Verdadeiramente devemos nos alegrar com o fato de que o próprio SENHOR deseja sinceramente que todos cheguemos a este conhecimento – e é bem por isso que Ele nos fala e Se revela através da Sua Santa Palavra, nos descrevendo os meios através dos quais podemos estreitar nossos laços e vir a conhecê-Lo mais profundamente.
O incrível é que por mais que O conheçamos, sempre há muito mais para aprender Dele. A Bíblia relata que esse conhecimento é maravilhosíssimo:
"Tal conhecimento é maravilhoso demais e está além do meu alcance, é tão elevado que não o posso atingir" (Salmos 139.6).  
Inexcrutável:
"Grande é o Senhor e digno de ser louvado; sua grandeza não tem limites" (Salmos 145.3).
"Ó profundidade da riqueza da sabedoria e do conhecimento de Deus! Quão insondáveis são os seus juízos, e inescrutáveis os seus caminhos"! (Romanos 11.33).
Seu entendimento é infinito:
"Grande é o nosso Soberano e tremendo é o seu poder; é impossível medir o seu entendimento" (Salmos 147.5).
E já que o nosso conhecimento divino é bem limitado, nada melhor que incrementá-lo buscando o crescimento espiritual. Paulo, por sua vez, ora para conhecer melhor a Deus:
"Quero conhecer a Cristo, ao poder da sua ressurreição e à participação em seus sofrimentos, tornando-me como ele em sua morte para, de alguma forma, alcançar a ressurreição dentre os mortos" (Filipenses 3.10,11).
O apóstolo Pedro nos exorta a crescermos no conhecimento do SENHOR:
"Cresçam, porém, na graça e no conhecimento de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo" (2 Pedro 3.18).
Sem dúvida alguma, o desenvolvimento na comunhão e intimidade com Deus por alguém, constitui-se num dos maiores deleites e prazer que a vida Cristã nos reserva.
A Escritura também nos revela que Deus não pode ser conhecido pessoalmente longe da Sua Palavra. Ela contém o Evangelho em que devemos crer:
"Quando vocês ouviram e creram na palavra da verdade, o evangelho que os salvou, vocês foram selados com o Espírito Santo da promessa, que é a garantia da nossa herança até a redenção daqueles que pertencem a Deus, para o louvor da sua glória" (Efésios 1.13,14).
E o Evangelho trás em si mesmo a fé salvadora:
"A fé vem por ouvir a mensagem, e a mensagem é ouvida mediante a palavra de Cristo" (Romanos 10.17).
O Evangelho portanto, pode ser chamado de "o poder de Deus para a salvação":
"Não me envergonho do evangelho, porque é o poder de Deus para a salvação de todo aquele que crê" (Romanos 1.16).
O papel que as Escrituras e o Evangelho desempenham sobre fazer o Homem conhecer a Deus é destacado em tres importantes formas:
O Evangelho é o novo nascimento:
"Ele nos gerou pela palavra da verdade, para que sejamos como que os primeiros frutos de tudo o que ele criou" (Tiago 1.18).
Ele é semelhante à semente plantada, pela qual a concepção ocorre, é como um agente purificador através do qual  gradativamente limpa o pecador com um banho espiritual, resultando em salvação.
"Cristo amou a igreja e entregou-se a si mesmo por ela para santificá-la, tendo-a purificado pelo lavar da água mediante a palavra", (Efésios 5.25,26).
Na verdade as Escrituras são como um professor que esclarece e trás a sabedoria que conduz à salvação.

"Porque desde criança você conhece as sagradas letras, que são capazes de torná-lo sábio para a salvação mediante a fé em Cristo Jesus" (2 Timóteo 3.15).

Nenhum comentário:

Postar um comentário