segunda-feira, 25 de setembro de 2017

Anzol ao mar!


O que você acha, Simão? De quem os reis da terra cobram tributos e impostos: de seus próprios filhos ou dos outros?
Dos outros, respondeu Pedro.
Disse-lhe Jesus: Então os filhos estão isentos. Mas, para não escandalizá-los, vá ao mar e jogue o anzol. Tire o primeiro peixe que você pegar, abra-lhe a boca, e você encontrará uma moeda de quatro dracmas. Pegue-a e entregue-a a eles, para pagar o meu imposto e o seu.

                                  Mateus 17.25-27

Para obtermos bom êxito em nossos propósitos, necessitamos estar afinados com Deus, é perceber o momento oportuno, isto é, discernir o Seu tempo sem nos antecipar ou ficar para trás.
Muitos de nós cristãos enfrentamos dificuldades, sofrimentos e provações em todas as áreas, inclusive à financeira. Há épocas em que nos sentimos tão desencorajados, fracos e deprimidos que nem sequer sabemos se sobreviveremos e superaremos as crises que nos assolam. Prestes a desistir, é como se esgueirássemos por um precipício. Talvez alguém entre nós esteja neste exato momento, se sentindo assim.
No entanto, se dermos ouvidos à mensagem do SENHOR, crer e agir de acordo com ela, pela fé, Deus não apenas nos libertará da opressão e depressão que assolam nossa vida, como também nos fará experimentar o milagre da motivação em trilhar prazerosamente os Seus caminhos, seguir e por em prática aos Seus ensinamentos, e a alegremente e fielmente obedecê-Lo.
É preciso tirar os olhos das circunstancias e da dimensão dos problemas e contemplarmos a grandeza de Deus! É hora de agir de acordo com a Sua Palavra, Ele prepara antecipadamente, conforme o texto em estudo, uma saída, um escape e uma solução de Mestre para todas as ocasiões.
Jesus realizou ali um milagre para ensinar a Pedro, a não confiar nos recursos humanos e a apoiar-se na provisão de Deus.
Jesus Cristo é o Filho de Deus - o Templo era a Casa de Seu Pai, e o Mestre não tinha a obrigação de pagar taxa alguma, pelos serviços religiosos. No entanto, para não ofender e melindrar os líderes judeus, e nos demonstrando o quanto devemos submeter-nos às autoridades constituídas; Jesus disponibilizou os recursos necessários para o pagamento cobrado.
Todas as atitudes de Jesus tinham um propósito divino. Ele poderia ter permitido que Pedro pagasse o imposto com recurso próprio, mas não o fez. Em vez disso, escolheu usar os recursos divinos.
Pedro não questionou a ordem recebida, nem pensou se tal coisa era possível; pois no mundo natural extrair uma moeda de um peixe, seria não apenas improvável, mas humanamente impossível. E ele nem precisou aumentar a sua fé para receber o milagre. Simplesmente acatou, obedeceu, agiu de acordo com a ordem – esperando receber o que Cristo havia prometido - ao tomar a atitude, Deus preparou um peixe especial com a quantia exata de dinheiro para quitar o imposto do Templo.
Diante de circunstancias adversas, temos que manter a expectativa de ver cumpridas as promessas do SENHOR em nossas vidas. E se esperarmos em Deus, nossa esperança não será frustrada, Ele mediará e trará a solução para os problemas que tanto nos afligem.
Não podemos interpretar a revelação divina com a nossa mente finita.
"Quem não tem o Espírito não aceita as coisas que vem do Espírito de Deus, pois lhe é loucura; e não é capaz de entendê-las, porque elas são discernidas espiritualmente" (1 Coríntios 2.14).
Se Pedro houvesse limitado a intervenção de Cristo com pensamentos humanos, jamais teria recebido a provisão de Deus. Acharia absurdo pensar que um peixe o estava aguardando com o dinheiro do imposto na boca.
Deus nos liberta de qualquer situação adversa, mas não por meio das leis naturais deste mundo - Se tentarmos com os nossos conceitos humanos, entender e racionalizar o agir divino limitaremos o Seu operar, jamais compreenderemos como Ele irá prover a saída, a solução e o escape para cada ocasião específica.

Podemos sim clamar a Deus para que nos transporte para alem do limite da nossa razão - roguemos para que Ele eleve a nossa fé a um novo patamar, para que possamos crer e viver a expectativa de que o SENHOR nos libertará das limitações que nos aprisionam e distanciam dos Seus projetos e planos divinos, em nome de Jesus!

Nenhum comentário:

Postar um comentário