segunda-feira, 2 de setembro de 2019

Direcionados por Ele


Portanto, não sejam insensatos, mas procurem compreender qual é a vontade do Senhor. Não se embriaguem com vinho, que leva à libertinagem, mas deixem-se encher pelo Espírito.

                                       Efésios 5.17-18

A expressão "cheios do Espírito" na maioria das vezes, a relacionamos com uma experiência emocional ou mesmo uma sensação de euforia; mas na realidade, a palavra "cheio" aqui referida, poderia muitíssimo bem ser traduzida como "controlado". E ela descreve com exatidão o que acontece quando o vento enche as velas de um barco e o guia, o conduz e direciona. Da mesma forma, Deus está nos dizendo que devemos deixar que o Seu Espírito Santo nos encha e controle e direcione as nossas vidas.
Outra observação interessante sobre a palavra "cheio", é que na língua original ela está em um tempo verbal que expressa algo contínuo, em andamento, algo que deve ser feito sequencialmente. Assim sendo poderíamos entender esta frase como: "Manter-se constantemente cheio do Espírito Santo". Sim, e este não seria um evento único e isolado, ao contrário disso, é algo que ocorre repetidamente, como quando enchemos o tanque de combustível de nossos veículos, para que continuem e permaneçam funcionando.
Deus, o nosso supremo Criador quer nos manter cheios com Seu Santo Espírito, então seria relevante dizermos a cada dia: "SENHOR, encha-nos com Seu Espírito Santo uma vez mais, faça-nos transbordar"! Podemos ou não ter experiências emocionais, mesmo porque, isso tem muito pouco a ver com a realidade de "estar cheio e controlado pelo Espírito".
Um outro aspecto a ser considerado sobre o versículo mencionado é que isto refere-se a uma ordem, não uma sugestão. Sim, a Palavra não diz: "Se a sua rotina permitir, se não tiver mais o que fazer, caso queira e esteja disponível, ou se você não se importar, poderia por favor talvez pensar em considerar deixar o Espírito Santo lhe encher e controlar?!". Muito pelo contrário, Deus está dizendo categoricamente que Ele deve estar na direção, no controle e no comando, ordena que sejamos portanto, cheios do Espírito Santo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário