sábado, 25 de maio de 2019

Atitude ousada


E, estando Ele em Betânia, assentado à mesa, em casa de Simão, o leproso, veio uma mulher, que trazia um vaso de alabastro, com unguento de nardo puro, de muito preço, e quebrando o vaso, lho derramou sobre a cabeça.

                                       Marcos 14.3

Quem era exatamente a mulher que teve a petulante ousadia de cometer tamanha loucura, naquela ocasião?!
Sim, pois se bem pensarmos, ela era apenas uma mulher, que naquela sociedade eram inexpressivas, sem valor, totalmente dependes e submissas aos homens.
Depois, segundo consta, ela tinha uma vida promíscua; e sem pensar, impulsivamente, sem nenhum convite, simplesmente invade, entra na casa de homens religiosos, que no mínimo se julgavam mais santos e puros que os outros.
E para surpresa de todos, ela ousadamente se aproxima do Mestre e derrama, entorna sobre Ele um raro e caro perfume, que certamente o adquiriu com muito sacrifício, talvez juntando cada vintén que conseguia.
Ela podia muitíssimo bem ter ofertado a Jesus de presente, e ido embora sorrateira e sem alarde, ou mesmo ter derramado somente parte do conteúdo, devido a sua raridade e alto valor; mas ela escolheu perfumá-Lo por inteiro, dar a Ele a única coisa de que dispunha e considerava ter de inestimável valor. Queria vê-Lo envolvido no perfume que para eles, naquela cultura, era um artigo precioso, considerado de luxo, algo que se reserva para usar numa ocasião especial e que certamente ela nunca mais teria chance de ter outro igual.
Foi a maneira que encontrou de demonstrar o seu amor, reconhecimento, esperança e gratidão.
Jesus, diferentemente dos homens da época, não a condenou por sua abusada ousadia, não Se sentiu desrespeitado por uma mulher dirigir-se a Ele e tomar a liberdade de tocá-Lo, não a olhou com ar de superioridade, nem a humilhou ou desprezou; mas, encantou-Se com a sua inédita e original demonstração e expressão de amor, com o perfume que inundou e envolveu aquela sala e foi derramado sobre Ele, só e especialmente para Ele. O perfume falou por ela, traduziu a gratidão que ela talvez não tenha tido chance ou oportunidade de se aproximar, se expressar e dizer – sábia atitude a dessa intrépida mulher, tocou o coração do Mestre e de quebra alcançou com isto o seu marco e registro na história!
Sim, devemos oferecer a Deus o que temos de melhor, sem nos importarmos com os julgamentos humanos, com os juízos, os olhares e as cobranças que recairão sobre nós; mas movidos e motivados pelo amor e a gratidão que queremos demonstrá-Lo, nos importando apenas com a impressão que Deus terá de nós.
Eterno e Poderoso Deus, ensina-nos a reverenciá-Lo, bendizê-Lo, louvá-Lo e adorar-Lo com a totalidade do que somos e temos, diária e constantemente, independente das circunstâncias que nos rodeiam. Conceda-nos sabedoria para que o nosso coração não se prenda nem se detenha em agradar ao homem, mas somente, unicamente e exclusivamente a Ti! Que seja esta a nossa preocupação e principal motivação diariamente, e em tudo somos gratos, no santo Nome do SENHOR Jesus!

Nenhum comentário:

Postar um comentário