Como está firme a fé que vocês têm em Cristo.
Colossenses 2.5
José é alguém que nos ensina a viver com integridade, ele foi tão amado pelo pai, que se tornou motivo de ciúme para os irmãos, sofreu em pontos fundamentais da vida e foi provado em sua fé. Sua história nos motiva e nos ensina a buscar a santidade pessoal, a fim de sermos uma bênção como ele, para os que estão ao nosso redor: a familia, os amigos e a nação.
Se bem pensarmos, José ainda adolescente sofreu uma grande decepção pela traição de seus irmãos quando o venderam como escravo (Gênesis 37) a uma caravana ismaelita.
Depois foi tentado pela esposa de seu patrão (Gênesis 39), ele pressentiu que o seu emprego estava ameaçado; e "emprego" representa, significa a segurança material do homem, a sua capacidade de enfrentar encargos e obrigações. Sozinho no Egito, longe de seu pai e dos amigos, seria muito fácil para ele ceder e aceitar a proposta de sua patroa, ao invez de resistir.
Ao ser encarcerado injustamente (Gênesis 39.19-23-40), ele viu que a lei, a justiça terrena, que assegura ao cidadão a garantia de que seus direitos serão avaliados corretamente, não funcionou para ele. Assim, todas as verdades em que ele acreditava caíram por terra, mas permaneceu fiel a Deus (Gênesis 39.9). Sendo testado passo a passo com a permissão divina, José foi usado por Deus para a sobrevivência e a paz de sua família e também do Egito, uma nação estrangeira que foi abençoada pela presença daquele servo do Deus Altíssimo.
Será que nós seremos capazes de conservarmos a fé e a santidade em todas as circunstâncias, assim como José, mediante todos esses pontos em que ficamos expostos constantemente?! Aprendamos e sejamos como ele, agentes de santidade, unidade e paz, uma bênção para as demais pessoas!
Nenhum comentário:
Postar um comentário