quarta-feira, 3 de dezembro de 2025

Especuladores espirituais

 

Jesus respondeu: "A obra de Deus é esta: crer naquele que Ele enviou".


                                         João 6.29


Jó é um intrigante personagem da Biblia, não apenas pelos acontecimentos dramáticos que o envolvem, mas também por tudo o que aprendemos com sua postura. É apresentado como um homem de muitas posses, com muitos empregados, de família tradicional que apreciava o "glamour" das festas. Ele nos é didático e surpreende por seu caráter e seriedade no zelo de sua vida espiritual. Ele levava tão a sério o seu relacionamento com Deus que se preocupava se as festas que promoviam, de alguma forma ofenderiam a Deus; pois conhecia seus filhos e sabia dos riscos espirituais, que se expunham em nome do prazer.

No diálogo entre Deus e Satanás (Jó 1.1-22), podemos constatar que ao se referir a Jó, Deus usou os adjetivos "irrepreensível e íntegro" demonstrando bem, o que pensava sobre ele. Deus não disse que Jó não pecava, mas destacou sua integridade e fidelidade. Satanás, em sua sagacidade deu suas razões, citando as "bênçãos" como fonte de sua motivação, tentando destruir sua integridade e fé. Na visão de Satanás, Jó não passava de um interesseiro, especulador espiritual, que só adorava a Deus, pelo interesse em Suas bençãos.

Há muitos que desejam, anseiam pelas bênçãos de Deus, mas não querem o estilo de vida que O agrada. Até fazem promessas, cumprem rituais, campanhas, vivem dignamente, lêem a Bíblia e contribuem financeiramente. Entretanto o que motiva tudo isso, pode não ter nada a ver com a fé genuina em Cristo Jesus, escondendo os reais interesses. Não perceberam que se tornaram adoradores das bênçãos de Deus, mas não do Deus das bênçãos; não se interessam pela causa, mas apenas pelo efeito.

Mas, a essência da vida cristã ainda é crer em Cristo Jesus, confiar Nele, viver pela fé em Sua inerrante Palavra, Ele é o centro de nossa fé. A vontade de Deus é que creiamos Nele, independentemente de sermos abençoados ou não, em qualquer área. Somos encorajados a crer em Deus pelo que Ele é, e não apenas pelo que pode nos acrescentar. Fato é, que se queremos estar bem com Deus, creiamos em Seu filho Jesus Cristo e em Sua santa Palavra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário