segunda-feira, 29 de setembro de 2025

Verdadeira conversão

 

O teu povo será o meu povo e o teu Deus será o meu Deus.


                                        Rute 1.16


Devido à escassez de alimentos, em busca de alívio para o sofrimento, uma família de Belém - Elimeleque, Noemi e os filhos Malom e Quiliom mudou-se para a terra de Moabe, um povo pagão.

Mas, a situação agravou-se com a morte do chefe da família. Apesar da proibição na Lei de Moisés contra casamentos mistos, os dois filhos casaram-se com mulheres moabitas, Rute e Orfa. Passados dez anos, Malom e Quiliom também morreram, deixando Rute e Orfa viúvas; restando agora três mulheres viúvas e desamparadas.

Porém, Noemí ouve falar que Deus teve misericórdia do seu povo, dando-lhe pão. Resolve então voltar para sua terra; insiste com suas noras para que voltem para o seu povo e os seus deuses. Orfa despede-se da sogra com um beijo, mas Rute apega-se a ela, dizendo as palavras do versículo em destaque.

Certamente influenciada pela conduta da sogra, demonstrando o mais sublime amor filial e inquestionável lealdade, abriu mão dos valores pessoais, decidida a enfrentar um futuro incerto, num país estrangeiro e talvez hostil. Abraçou a terra, o povo, os costumes, o cuidado pela sogra idosa e até mesmo o Deus de Noemi. Isto é o que chamamos de conversão - a disposição de deixar para trás tudo que parecia importante na vida, para dedicar-se a Deus e passar a fazer parte do Seu povo.

Desde então, a vida de Rute tomou um rumo novo e rico em sentido. Que todos tenhamos essa mesma disposição de comprometimento em seguir e obedecer ao SENHOR, pois a vida só começa de verdade, quando a submetemos a Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário