quarta-feira, 10 de novembro de 2021

Pensamentos saudáveis

 

Porque, como imaginou no seu coração, assim é ele.


                                        Provérbios 23.7


Durante o Seu ministério terreno, o SENHOR Jesus arrancou a cobertura e expôs a elite religiosa da época: os fariseus, que presunçosamente pensavam serem mais santos que os outros, imaginavam que se não cometessem certos pecados, estariam bem. Que poderiam fantasiar algumas coisas em suas mentes e pelo fato de não concretizar, isso então não seria pecado.

Mas, o Mestre Jesus disse: "Vocês ouviram o que foi dito: ‘Não adulterarás’. Mas eu lhes digo: qualquer que olhar para uma mulher para desejá-la, já cometeu adultério com ela no seu coração." (Mateus 5.27-28). Certamente eles não aprovaram e não gostaram nem um pouco dessa mensagem.

Na verdade, o SENHOR estava exortando-os e a nós também a observarmos a importância dos nossos pensamentos, imaginações e atitudes. Mesmo porque o pecado não é simplesmente uma questão de ações e obras praticadas, na verdade é algo que inicia-se dentro do coração e da mente que posteriormente torna-se atitude, concretiza-se a ação.

Muitas vezes, assim como aqueles religiosos, somos ludibriados pelo pecado, pensamos que, por não cometermos o ato, estamos no controle da situação. Na realidade, se persistirmos em nutrir tais pensamentos, pode ser apenas uma questão de tempo até que ele se torne uma ação. Mesmo que isso não ocorra, aquele pensamento ainda é espiritualmente destrutivo e altamente danoso.

Satanás que é astuto, reconhece a importância de ter primazia no reino dos nossos pensamentos e imaginação, porque ele sabe que isso pavimenta o caminho para que os mesmos eventualmente se transformem em ação.

Portanto, como bons cristãos que somos, precisamos atentar e filtrar os nossos pensamentos para proteger e blindar a nossa mente. Como já foi dito, "Semeie um pensamento, colha um ato. Semeie um ato, colha um hábito. Semeie um hábito, colha um caráter. Semeie um caráter, colha um destino". Tudo inicia-se com um mero pensamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário