quarta-feira, 3 de novembro de 2021

Opções de escolha

 

Elias dirigiu-se ao povo e disse: Até quando vocês vão oscilar entre duas opiniões? Se o Senhor é Deus, sigam-no; mas, se Baal é Deus, sigam-no. O povo, porém, nada respondeu.


                                           1 Reis 18.21


Há ocasiões em que nos vemos divididos, simplesmente não conseguimos decidir, qual a melhor cor, se este ou aquele, se agora ou depois... mesmo sendo pessoas esclarecidas, bem definidos, subitamente podemos nos deparar com uma forte indecisão.

Certamente isso não é tão significativo, mas quando as pessoas ficam indecisas a respeito de Deus, o problema torna-se sério e tremendamente preocupante.

Mas, foi exatamente assim com Israel nos dias de Elias. Por 85 anos, a nação de Israel oscilava entre deuses falsos e o verdadeiro Deus. Seguiam outros deuses simplesmente para não assumirem compromissos, responsabilidades, fugindo dos valores absolutos.

Entretanto, quando os resultados de suas escolhas eram muito ruins, então voltavam ao SENHOR e se diziam arrependidos, até que seus problemas fossem solucionados e resolvidos. E como filhos rebeldes, repetidamente voltavam a fazer as mesmas coisas. Toda vez que eles chegavam ao limite, à beira da destruição, Deus se mostrava misericordioso e os perdoava. Um dia, Elias deu a eles um ultimato: - "Basta! Vocês precisam se definir, façam uma escolha. De que lado vocês estão"?

Moisés também fez uma pergunta semelhante a Israel quando se prostraram diante do bezerro de ouro. Ele disse: "Quem está do lado do SENHOR, venha comigo!" (Êxodo 32.26). Seu sucessor, Josué, também desafiou Israel: "escolham hoje a quem irão servir... " (Josué 24.15). E em Mateus 12.30 o Mestre Jesus disse: "Aquele que não está comigo, está contra mim; e aquele que comigo não ajunta, espalha". O SENHOR Jesus quer uma resposta, não podemos servir a dois Senhores. Ele exige que decidamos de que lado nós estamos. Definitivamente precisamos decidir a Quem serviremos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário