quinta-feira, 10 de julho de 2025

Tranquilidade almejada


Tu és o meu abrigo; tu me preservarás das angústias e me cercarás de canções de livramento.


                                       Salmos 32.7


De vez em quando precisamos de um tempo para nos recompor, nos desligar de tudo em busca do descanso, ficar só com a família. Avaliando a trajetória do rei Davi, percebemos que ele vivia sob estresse todo o tempo. Era árdua a tarefa de governar uma nação, lidar com assessores nem sempre leais, rebater as intrigas da oposição, supervisionar estratégias de guerra e ainda administrar problemas de família, que incluíam disputa pelo seu reino entre seus filhos de mães diferentes.

Certamente, ele deixava transparecer no rosto o sofrimento, a angústia, as preocupações que o incomodavam. Então ouvia de seus conselheiros, algumas "pérolas" do tipo "fuja como um pássaro para os montes" (Salmos 11.1), que significa "largue tudo e desapareça", como se o isolamento por si só, pudesse resolver os problemas da alma.

Acontece que sozinhos, nada podemos. É salutar e até benéfico buscar momentos a sós, mas isso não soluciona os problemas, do mesmo modo que a atitude oposta, viver o tempo todo entre pessoas, com a casa repleta, sem nenhuma privacidade, sempre ocupado, para evitar o confronto consigo mesmo e com a realidade, também não é o ideal.

Então, façamos como o Rei Davi. Ele sabia a quem direcionar seus problemas: Deus - conhecia onde e como encontrá-Lo, tinha completa confiança em Sua justiça e Nele encontrava alívio e paz. Portanto, se andamos abatidos, argumentando, questionando e discutindo com a nossa alma, vale lembrar das Palavras do SENHOR Jesus: "Venham a mim, todos os que estão cansados e sobrecarregados, e Eu lhes darei descanso" (Mateus 11.28). A paz interior não se encontra em nós, mas em Cristo Jesus, o SENHOR nosso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário