... Que o homem de Deus seja apto e plenamente preparado para toda boa obra.
2Timóteo 3.17
Quando o SENHOR Jesus disse que Seus discípulos - e também nós, seríamos Suas testemunhas em todo o mundo, Ele afirmou que o Espírito Santo é Quem nos capacitaria e habilitaria para isso.
Entende-se que Ele nos revestiria com as condições necessárias para exercer esse trabalho. Ou seja, a vida cristã não está fundamentada simplesmente na destreza, capacidade, desempenho e nas habilidades pessoais. A habilitação, dada pelo Espírito Santo e pela Palavra de Deus, não tem como objetivo primordial o habilitado, mas o seu próximo. A habilidade meramente humana deixaria o cristão instável, dependente de reconhecimento, meritocracia e agradecimentos.
Já o cristão habilitado tem como prioridade promover a reconciliação do seu próximo com Deus – "Ele nos capacitou para sermos ministros de uma nova aliança, não da letra, mas do Espírito; pois a letra mata, mas o Espírito vivifica" (2 Coríntios 3.6).
O cristão habilitado é plenamente preparado para a prática de toda boa obra (2Timóteo 3.17). É assim porque para o habilitado tanto querer quanto realizar o bem partem de Deus - "Pois é Deus quem efetua em vocês tanto o querer quanto o realizar, de acordo com a boa vontade Dele" (Filipenses 2.13).
Então, que Deus nos ensine a abrir mão da dependência em nossas próprias habilidades pessoais, para que o Espírito Santo nos habilite a viver para a glória do SENHOR Jesus, na plena prática do bem. O Espírito Santo é Quem nos habilita e capacita para testemunharmos do SENHOR Jesus.
Nenhum comentário:
Postar um comentário