Procure apresentar-se a Deus aprovado, como obreiro que não tem do que se envergonhar e que maneja corretamente a palavra da verdade.
2Timóteo 2.15
Аbrir o jornal e encontrar mais um A "figurão" acusado de corrupção não é novidade. O que mais assusta, é o grande estrago que causam. Mas, infelizmente, a cada dia nos deparamos com situações que no deixam envergonhados de pertencermos ao gênero humano. Será que as pessoas envolvidas sentem algum tipo de pesar ou constrangimento, uma vez que Deus busca encontrar em nós, uma conduta irreprovável e exemplar?!
Mas, certamente só nossa força de vontade não é o bastante, é insuficiente para isso; necessário se faz permitir que Deus nos transforme, mudando nossos pensamentos, ações e reações, estabelecendo Seus padrões no nosso dia-a-dia.
O apóstolo Paulo também passou por situação complicadas, no texto de Atos capítulo 25, vemos ele sendo pressionado por todos os lados. Os líderes religiosos buscavam algo que pudesse condená-lo à morte, ao observar esta passagem podemos extrair alguns ensinamentos.
O primeiro é definirmos para quem vivemos, a quem precisamos agradar?! Se o apóstolo Paulo vivesse para agradar aqueles líderes, na tentativa de preservar sua vida, certamente iria fazer coisas que desagradariam a Deus. Ele teria, por exemplo, que se tornar um legalista, isto é, alguém que diante dos outros cumpre todo rigor da lei, mas que é incapaz de agir por amor ou misericórdia; então sabiamente, ele optou em viver para Deus.
Outra lição que aprendemos é que a obediência a Deus, não necessariamente nos livra das mãos dos homens. Pelo contrário. Deus permitiu que o apóstolo Paulo fosse entregue nas mãos de seus acusadores, para servir de exemplo a nós. Assim como ele, também muitas vezes enfrentaremos situações de conflito, oposição por conta do nosso compromisso com o SENHOR Jesus.
Finalmente, aprendemos que as pessoas estão sempre observando as nossas escolhas, postura e conduta. É possível que não sejamos expostos às manchetes de jornais, mas certamente seremos o assunto em alguma roda de conversas. E, sendo assim, que não haja nada a ser dito contra nós, aliás, quando se referirem a nós, que se lembrem apenas da nossa conduta ilibada. Fazendo assim, criaremos pontes que levarão as pessoas a entender que, se nos tornamos irrepreensíveis, é por causa do amor de Cristo Jesus atuando em nós. Cuidemos para que no jornal diário da nossa vida, a manchete veiculada em destaque, seja a que agrada a Deus!
Nenhum comentário:
Postar um comentário