quarta-feira, 9 de julho de 2025

Voz familiar

 

Jesus... lhes disse: "Coragem! Sou eu! Não tenham medo"!


                                     Marcos 6.50


Os discípulos haviam tido um dia maravilhoso! O milagre da multiplicação dos pães e dos peixinhos os deixara impressionados, estavam embevecidos, maravilhados. Então o Mestre ordenou que embarcassem e atravessassem o Mar da Galiléia, na euforia, mesmo sem entendê-lo direito, partiram.

Porém, tarde da noite, já distantes da terra, ergueu-se uma grande tempestade. O vento e as ondas davam com ímpeto contra o barco, os relâmpagos surgiam entre as nuvens escuras, riscando o céu; só ouviam os trovões e o ruído ameaçador do vento e das ondas açoitando impiedosamente o barco.

Eles lutaram até a exaustão, a situação tornou-se insustentável, em desespero os discípulos, começaram a gritar. Então aconteceu algo inusitado, além da imaginação: surge um vulto sobre as águas, que aproxima na direção deles; o que pareceu-lhes mais um motivo para deduzir que era o fim, tudo estava realmente acabado. É um fantasma, pensaram logo. Foi então que ouviram uma voz: "Coragem! Não tenham medo! Sou eu"! Era a voz familiar do Mestre Jesus, a voz amiga, acalentadora. Era o SENHOR Jesus ali bem no meio da terrível tempestade, na mais densa escuridão. E até que Ele acalmasse a tempestade, bastou apenas a Sua voz tranquilizadora, tudo ainda continuava escuro, as ondas e o vento eram os mesmos. Mas, a voz do Mestre já lhes trouxe o alívio, era o consolo de que precisavam naquele momento de completo desespero, saberem que Ele estava bem alí.

Uma só Palavra! Todos nós precisamos conhecer essa voz, estarmos familiarizados com ela, para quando surgem as tempestades da vida, quando o caos se estabelece, tudo escurece e parece desabar, o SENHOR Jesus está sempre por perto. Porém, os que vivem com Ele e O conhecem, reconhecem Sua voz nas horas difíceis da vida. Vivermos cada dia com o SENHOR Jesus, abre os nossos ouvidos para o consolo da Sua voz.

Palavra para o seu coração

 

Levante-se, refulja! Porque chegou a sua luz, e a glória do Senhor raia sobre você.

 

                                         Isaías 60.1

 

Eu vim ao mundo como luz, para que todo aquele que crê em mim não permaneça nas trevas.

 

                                         João 12.46

terça-feira, 8 de julho de 2025

Lição de vida

 

Pergunta aos que me ouviram. Certamente eles sabem o que eu disse.


                                         João 18.21


No processo judicial a que foi submetido, o Mestre Jesus foi levado diante de Anás, que O interrogou acerca de Seus discípulos e de Sua doutrina (João 18.19), procurando um fundamento legal para incriminá-Lo e responsabilizá-Lo. Sabiamente Ele afirmou que nada havia dito em segredo e aconselhou aos Seus inquiridores que interrogassem Seus ouvintes sobre o que lhes havia ensinado. Eis aí uma prova que pode ser feita em qualquer tempo e lugar, pois todos sabem com segurança o que o SENHOR Jesus diz. Seus ensinamentos transcendem o tempo e não se esgotaram com as lições que deu aos discípulos e ao povo.

Ainda hoje o Mestre continua a falar àqueles que O buscam nas Escrituras ou na devoção diária, dando-lhes suporte para que enfrentem desemprego, enfermidade, pessimismo, escassez ou mesmo as tentações que os ameaçam. O pai que luta para suprir as necessidades básicas da família, encontra soluções e respaldo para seus problemas nos ensinos e na comunhão com Cristo Jesus. A mãe, assoberbada em suas tarefas diárias, afazeres domésticos e educação dos filhos, só em Jesus Cristo achará a paz que seu coração necessita. Jovens também têm seus problemas, e não são poucos: a auto-afirmação, a escolha da vocação, carreira profissional e outros que são verdadeiras pedras de tropeço: modismo, consumismo, drogas, sexo, namoro e casamento... Vitória, somente alcançarão com Cristo. É bom ouvir nessas horas a voz clara, firme e incisiva do SENHOR Jesus: "Pergunta aos que Me ouviram... Sabem o que Eu disse". 

Ao pergutar, bem sabemos que muitos afirmarão em resposta: "Jesus me ensinou sobre amor, compreensão, tolerância, disciplina e perdão... transformação, cura, paz e salvação de minha alma". Ouviremos uma lista infinita, pois o Rei Jesus continua na escuta. Está esperando por nós, não importa o tamanho, ordem, assunto, dimensão, nem a dificuldade do nosso problema. Ele tem a resposta que precisamos, a direção e a solução que buscamos. Todos nós, ainda temos muito para aprender e a melhor lição só pode vir de Cristo Jesus, o nosso Mestre Supremo. Ouvir a Cristo Jesus no mais profundo da alma, é a melhor lição de vida que podemos ter.

Palavra para o seu coração

 

Mas o amor leal do Senhor, o seu amor eterno está com os que o temem, e a sua justiça com os filhos dos seus filhos, com os que guardam a sua aliança e se lembram de obedecer aos seus preceitos.

 

                                    Salmos 103.17,18

 

Não importa o que aconteça, exerçam a sua cidadania de maneira digna do evangelho de Cristo, para que assim, quer eu vá e os veja, quer apenas ouça a seu respeito em minha ausência, fique eu sabendo que vocês permanecem firmes num só espírito, lutando unânimes pela fé evangélica,

 

                                    Filipenses 1.27

segunda-feira, 7 de julho de 2025

Os nossos caminhos

 

O Senhor aprova o caminho dos justos, mas o caminho dos impios leva à destruição.


                                      Salmos 1.6


Sejamos sinceros, às vezes dá vontade de ser como aqueles que não tem os valores da fé cristã e só se dão bem na vida. Além de ricos, esbanjam alegria, conquistas, saúde e popularidade. Todos nós, em algum momento, já sentimos vontade de ser como eles; não são poucos os filhos de Deus, que já tiveram o mesmo desejo. Asafe, poeta da corte do rei Davi, foi um dos que sentiu desejo de ser como eles, a ponto de se abrir e até comentar sobre isso, em seu Salmos 73. Onde afirma que quase tropeçou em seu relacionamento com Deus, porque olhou a vida das pessoas à sua volta e notou que, apesar de não conhecerem a Deus, prosperavam continuamente. Chegou ao ponto de invejá-las.

Há pessoas que ficam irritadas, quando pensam que são filhos de Deus e levam uma vida financeiramente difícil. Que vivem de forma bastante modesta, limitada, e muitas vezes se vêem privados de oferecerem algo mais confortável à família. Ao verem que outros, que pouco se importam com a Palavra de Deus, parece que sempre se dão bem, e só falam em proezas e grandes somas de valores. Por vezes, estas situações podem angustiar ou incomodar alguns filhos de Deus.

Asafe faz uma análise dessas pessoas e percebe que não passam por sofrimentos, levam a vida "na maciota", são saudáveis e parece que a eles tudo são flores. Chega a pensar que de nada valeu manter puro o seu coração. Mas, há um momento em que a verdade vem à tona e cada coisa toma seu devido lugar: quando entra no santuário de Deus e compreende o fim daqueles que vivem longe de Dele.

Então, aqueles de nós que já cogitou em afrouxar seu compromisso com Deus, fortaleçam-se; pois além de cuidar de nós, Deus sabe muito bem como tratar com cada um, no dia certo, na hora certa, do modo correto, com toda justiça. As aparências não enganam, nem confundem a justiça de Deus.

"Será que quem fez o ouvido não ouve? Será que quem formou o olho não vê? Aquele que disciplina as nações os deixará sem castigo? Não tem sabedoria aquele que dá ao homem o conhecimento? O Senhor conhece os pensamentos do homem, e sabe como são fúteis. Voltará a haver justiça nos julgamentos, e todos os retos de coração a seguirão" (Salmos 94.9-11,15).

Palavra para o seu coração

 

Os sacrifícios que agradam a Deus são um espírito quebrantado; um coração quebrantado e contrito, ó Deus, não desprezarás.

 

                                         Salmos 51.17

 

Com grande poder os apóstolos continuavam a testemunhar da ressurreição do Senhor Jesus, e grandiosa graça estava sobre todos eles.

 

                                         Atos 4.33

domingo, 6 de julho de 2025

Desordem e confusão

 

Entre o santo e o comum não fazem diferença.


                                    Ezequiel 22.26


A confusão é proveniente de mistura de grandezas diferentes, provoca desordem, alvoroço e caos. Quem mora nas grandes cidades, inevitavelmente enfrenta confusões no trânsito, mercados, feiras, estádios, recintos de espetáculos, nos mais diversos locais e acontecimentos da vida urbana. Verdade é que muitos desejam e usufruem da confusão. No meio da desordem, o falso pode facilmente passar por verdadeiro, o ilegal disfarçar-se de legítimo, o mau confundir-se com o bom e o criminoso simular sua inocência. Isso é confusão!

Especialmente grave diante de Deus, é a confusão espiritual, como a praticada por sacerdotes do povo hebreu que não distinguiam as coisas santas das profanas, ou, na expressão do escritor sagrado, não discerniam o puro do impuro. Mal conduzido por seus líderes, Israel, no Antigo Testamento, costumeiramente procedia de maneira a confundir o que era agradável ao SENHOR com o que era objeto de Sua ira. Exemplo claro dessa situação, foi a construção de um bezerro de ouro para ser adorado no lugar do culto espiritual que era devotado a Deus (Êxodos 32).

Os nossos dias não diferem dos confusos tempos vividos pelo povo escolhido. A miscelânea espiritual contamina a ética cristã, a permissividade confunde e perverte a sexualidade e sacrifica o autêntico louvor e genuína adoração ao SENHOR. Com isso cresce a preocupação por uma religião de aparências, fantasiosa ou por uma fé descomprometida, onde tudo é relativo e permitido. O homem continua a ignorar a Palavra de Deus, mas insiste em dar ênfase ao seu impulso religioso numa espécie de fé paralela, alicerçada em dogmas ou doutrinas, princípios filosóficos ou religiosos, procurando acomodar e conciliar o impossível: seu misticismo, com a necessidade de honrar, servir e participar da comunhão com Deus. Acontece que santidade e pecado são como a água e o óleo: jamais se misturam, não se comungam, nem caminham juntos.

Deus quer receber-nos em Seu regaço divino. Ele Se alegra quando O buscamos e procuramos Dele nos aproximar, desejosos de vivermos em harmonia com Seus ensinamentos. Então que nos acheguemos, arrependidos e confiantes pelas mãos de Cristo Jesus. Basta de confusão! A confusão religiosa fragmenta, fragiliza a fé e veda, restringe, impede o acesso à Presença de Deus.

Palavra para o seu coração

 

Quem muito fala trai a confidência, mas quem merece confiança guarda o segredo.

 

                                      Provérbios 11.13

 

Timóteo, guarde o que lhe foi confiado. Evite as conversas inúteis e profanas e as idéias contraditórias do que é falsamente chamado conhecimento;

 

                                      1 Timóteo 6.20

sábado, 5 de julho de 2025

A amorosa Repreensão

 

Se o seu irmão pecar, repreenda-o e, se ele se arrepender, perdoe-lhe.


                                        Lucas 17.3


Em certa congregação havia dois garotos muito espertos. Sempre atentos, obedientes e assíduos freqüentadores dos programas da igreja, se destacavam e maravilhavam aos professores com suas tiradas inteligentes. Certo dia, ao retornarem da escola, pararam no mercado a pedido da mãe, para comprarem frutas. Quando perceberam que ninguém estava observando, pegaram mais frutas do que haviam pago. Felizes da vida, saíram contando vantagem sobre a proeza realizada. Em casa, relataram à mãe o ocorrido e esperavam aplausos e elogios. A senhora porém, com austeridade os repreendeu, fez com que entendessem a diferença entre ser esperto e ser desonesto, e mandou que retornassem ao mercado para devolver o excesso. E com um agravante: ambos deveriam contar ao comerciante o que haviam feito; do contrário, as coisas se complicariam muito para o lado deles. Hoje, já adultos, ainda comentam que a dor de uma bela surra, não doeria tanto quanto os minutos sofridos diante da mãe e do comerciante.

Salomão disse a mesma coisa, que a sábia senhora. A repreensão é um excelente instrumento de educação e correção. O problema é que vivemos em tempos do "politicamente correto" e muitos acham que não fica bem repreender, que corrigir pode ser traumático, principalmente quando se trata de uma pessoa muito próxima. Amigos deixam de repreender amigos, em nome da amizade e do direito que cada um tem, de viver sua própria vida.

Certos pais não vêem razão para repreender os filhos, nem quando pequenos, adolescentes ou jovens, pois acham que tudo tem a ver com uma fase da vida e mais tarde, por si só mudarão. Mesmo quando o assunto envolve "pecado", alguns entendem que é melhor abster-se do que repreender. Mas, a repreensão é excelente para a correção e prevenção. Durante a aplicação pode até causar desagradável incômodo e desconforto, mas os efeitos são notáveis e benéficos, principalmente quando ministrados com amor e misericórdia. Assim, no amor de Cristo, repreendamos e estejamos prontos para sermos repreendidos; mesmo porque, a repreensão também é um ato de amor.


Palavra para o seu coração

 

Por amor do teu nome, Senhor, perdoa o meu pecado, que é tão grande!

 

                                       Salmos 25.11

 

Nele temos a redenção por meio de seu sangue, o perdão dos pecados, de acordo com as riquezas da graça de Deus,

 

                                       Efésios 1.7

sexta-feira, 4 de julho de 2025

Amou-os até o fim

 

...Tendo amado os seus que estavam no mundo, amou-os até o fim.


                                        João 13.1b


Até que ponto nos dispomos a amar as pessoas, ainda que não correspondam às nossas expectativas?! Quanto elas valem para nós?! Será que nossa amizade por alguém com quem estamos "falando de Jesus" permanece a mesma, quando a pessoa decididamente não quer nada com Deus, pelo menos não dentro dos nossos parâmetros?! Estamos dispostos a amar, aqueles que constantemente repetem os mesmos erros?!

Pois é, mas, o que seria do apóstolo Pedro se Jesus tivesse Se cansado dele?! Certamente estaria perdido! Pedro era imaturo, presunçoso, inoportuno, falava muito e fazia pouco. Superestimava a si próprio, dizendo-se pronto para morrer por Cristo, negou conhecê-Lo, diante de pessoas bem pouco ameaçadoras. Pedro é o protótipo do amigo que nos decepciona a ponto de dizermos: basta! Mas Jesus foi além, amou-o até o fim. Amou-o mais do que Pedro O amava e, mesmo assim, insistiu para que O seguisse. Fez Pedro ver que seu amor pelo Mestre, não era tão grande quanto ele afirmava ser.

Depois de Sua ressurreição, Jesus Se assenta com Pedro e, com amor, questiona o tamanho do seu amor por Ele. Com amor, tornou-o consciente da fragilidade de seu compromisso em seguir a Cristo e animou-o a prosseguir e a cuidar do rebanho (João 21.15-17). E Pedro consentiu, assim, tempos depois, sua vida seria transformada e sua imaturidade e imprudência dariam lugar a um caráter sólido, arrojado, intrépido e determinado.

Tudo isso porque Jesus o amou até o fim. Não é fácil amar até o fim a quem não corresponde às nossas expectativas; é bem difícil insistir em amar quem nos decepciona. Mas o "amor" é a marca que distingue o cristão. Pois, se bem pensarmos, nós também não correspondemos às expectativas de Deus e O decepcionamos tantas vezes e de variadas maneiras. Mesmo assim, Seu amor, graça, misericórdia, paciência e insistência nos constrangem e nos levam a níveis mais profundos de maturidade e comprometimento. E porque Ele insiste em nos amar até o fim, nós também podemos amar aos outros, com o mesmo amor que Dele recebemos. Sim, verdadeiramente vale a pena amar as pessoas até o fim, pois é exatamente assim que Deus nos ama.

Palavra para o seu coração

 

Dêem graças ao Senhor, proclamem o seu nome; divulguem os seus feitos entre as nações.

 

                                       Salmos 105.1

 

E vimos e testemunhamos que o Pai enviou seu Filho para ser o Salvador do mundo.

 

                                       1 João 4.14

quinta-feira, 3 de julho de 2025

Nova perspectiva

 

Sem dúvida, o Senhor está neste lugar, mas eu não sabia!


                                     Gênesis 28.16


Jacó havia se complicado, atrás dele, uma história terrível tinha tudo para terminar em tragédia. Com a ajuda da mãe, ele enganara o pai quase cego, fazendo-se passar por seu irmão Esaú, para receber a bênção destinada a este (Gênesis 27.1-29). As conseqüências foram drásticas, a família fragmentou-se, seu irmão passou a odiá-lo mortalmente. De uma hora para outra, ele estava literalmente só e na rua, então procura um lugar para pernoitar. Tudo parecia um plano muito bem tramado, mas acabou em aflição. Sim, o pecado parece muito doce, mas cedo ou tarde, as conseqüências vêm, e parecia não haver mais perspectiva para restaurar o que fora destruído.

Mas ali, em meio à noite mais escura de sua vida, Jacó teve um encontro com Deus. Em sonho ele ouve o SENHOR falar com ele (Gênesis 28.13). E ali Deus lhe dá novas promessas; maravilhado, Jacó acorda e diz: "O SENHOR está neste lugar, e eu não sabia".

É bem verdade, o SENHOR Se compadece, vai à procura do que se sente culpado, Ele procura o pecador perdido, vai atrás daquele que perdeu tudo, que destruiu sua vida, que se complicou e os consola com um novo recomeço. Quando temos um encontro pessoal com o SENHOR Jesus, Ele nos fala por meio da Sua Palavra. Como Jacó, Ele nos procura, vem ao nosso encontro e nos convida a crer, a aceitá-Lo, caminhar ao Seu lado e a recomeçar. E onde parece que tudo acabou, Ele proporciona um novo começo, bem melhor do antes. Quando tudo desaba, há uma nova perspectiva no real encontro com o SENHOR Jesus.


Palavra para o seu coração

 

Lembrem-se das maravilhas que ele fez, dos seus prodígios e das sentenças de juízo que pronunciou,

 

                                     Salmos 105.5

 

E ordenou que a multidão se assentasse na grama. Tomando os cinco pães e os dois peixes e, olhando para o céu, deu graças e partiu os pães. Em seguida, deu-os aos discípulos, e estes à multidão. Todos comeram e ficaram satisfeitos, e os discípulos recolheram doze cestos cheios de pedaços que sobraram.

 

                                     Mateus 14.19,20

quarta-feira, 2 de julho de 2025

Premiação da arte

 

Mas graças a Deus, que sempre nos conduz vitoriosamente em Cristo e por nosso intermédio exala em todo lugar a fragrância do seu conhecimento;


                                     2 Coríntios 2.14


O cinema é uma forma de arte, expõe o pensamento, a cultura, o mundo, a realidade e a vida atual - ele demonstra claramente como a humanidade e o mundo atual se encontram. Numa das premiações anuais dos melhores filmes, especialistas disseram que os dois mais premiados exibiram heróis fracos, tremendamente infelizes e de conquistas vās. Naquela ocasião, os críticos definiram o filme ganhador da maior premiação, como "filme enganosamente religioso e dolorosamente ateu".

Isso evidencia o tremendo vazio, a decadente e lamentável tristeza deste mundo sem Deus. Neste filme a vida é frágil, os homens impotentes, solitários, onde reina a indiferença, sem alegria, toda conquista é vã, o resto é sepulcral silêncio. A crítica do filme sobre um famoso cantor falecido afirma: ele só conseguiu criar seu estilo de música, porque contou com a ajuda de drogas como a heroína. Esses filmes vistos como arte, mostraram de perto a verdade da vida e do mundo em que vivemos. Nele, as tão sonhadas vitórias, conquistas e sucessos não trazem a alegria que a mídia tenta enganosamente ostentar. As vitórias e os sucessos daqui são amargos, dolorosos, tiranos, cruéis e vagos, isolam os vencedores, amedrontam, escravizam e criam uma felicidade da qual os próprios vencedores, lutam e querem fugir.

Não é possível chamar isso de entretenimento, divertir-se com tão grande exposição de desgraças! O mundo não conhece a esperança e a liberdade que Deus nos deu em Seu Filho Jesus Cristo. A esperança vitoriosa em Deus não pode ser expressa pela arte, porque seu conhecimento e entendimento provêm do Espírito Santo. Não é possível a conciliação entre o sucesso neste mundo e a gloriosa esperança divina - seus valores e custos diferem tremendamente. Se nós cristãos vivemos na alegria do grande dia da redenção, o que pode esperar uma pessoa, para quem o dia da glória de Deus seja o da perdição eterna?! Será que alguém consegue ser feliz com esta sentença pairando sobre si?! Felicidade, bem-estar e segurança financeira são como a névoa, à menor brisa se desfazem.


Palavra para o seu coração

 

Mas eu, com um cântico de gratidão, oferecerei sacrifício a ti. O que eu prometi cumprirei totalmente. A salvação vem do Senhor.

 

                                       Jonas 2.9

 

Ninguém pode servir a dois senhores; pois odiará a um e amará o outro, ou se dedicará a um e desprezará o outro. Vocês não podem servir a Deus e ao Dinheiro.

 

                                       Mateus 6.24

terça-feira, 1 de julho de 2025

Fieis até o fim

 

Ainda que nós ou um anjo dos céus pregue evangelho diferente daquele que lhes pregamos, que seja amaldiçoado.


                                      Gálatas 1.8


Jeroboão foi um dos principais opositores ao rei Roboão, liderou uma rebelião como resposta às medidas injustas e opressoras deste. Posteriormente tornou-se rei sobre as dez tribos do Norte. Deus lhe havia prometido que, se ele permanecesse fiel ao SENHOR, teria uma dinastia tão duradoura quanto a da linhagem de Davi.

Todavia, Jeroboão introduziu dois centros de paganismo, um em Betel e outro na região de Dã, receoso de que o povo sentisse saudade da linhagem de Davi. Então, para agradar o povo, misturou adoração a Deus com culto a Baal, resultando numa tremenda confusão e crise espiritual.

Então, Deus levanta um "homem de Deus" para profetizar contra o altar. Obediente, ele entrega a profecia e ainda demonstra autoridade divina, orando a Deus e restabelecendo os movimentos do braço que Jeroboão levantara, protestando contra a profecia ouvida. Até aqui, esse profeta havia entregue bem a sua missão. Mais tarde porém, deu ouvidos a um profeta idoso que alegou ter recebido mensagem de um anjo, em Nome de Deus, contradizendo tudo que Deus lhe havia ordenado. Vacilou, em preferir dar crédito ao homem e não permanecer em Deus. Valorizou mais o suposto anjo que a Palavra recebida, pagou pelo erro com a própria vida.

Alguns começam bem a vida cristã e se tornam "bênção" na vida de muitos. Exortam, ensinam, testemunham e evidenciam o poder de Deus. Mas de repente, alegam receber uma mensagem angelical ou algo semelhante, que contradiz a Bíblia, que é a inerrante Palavra de Deus, colocando em risco espiritual tanto a si como seus seguidores. Precisamos atentar para as mensagens espirituais que recebemos, mesmo que nos pareçam confiáveis; conferir com a Bíblia se de fato procedem de Deus. Lembrando que Deus jamais se contradiz, se houver qualquer sombra de contradição, por menor que pareça, esquecer e permanecer com a Palavra de Deus; mesmo porque, há muitas mensagens sobre Deus, mas somente uma Palavra que provém Dele.

Palavra para o seu coração

 

Com lisonjas corromperá aqueles que tiverem violado a aliança, mas o povo que conhece o seu Deus resistirá com firmeza.

 

                                     Daniel 11.32

 

Assim brilhe a luz de vocês diante dos homens, para que vejam as suas boas obras e glorifiquem ao Pai de vocês, que está nos céus.

 

                                     Mateus 5.16