sexta-feira, 14 de dezembro de 2018

Lidando com a ansiedade


Não estejais inquietos por coisa alguma; antes as vossas petições sejam em tudo conhecidas diante de Deus pela oração e súplica, com ação de graças.

                                     Filipenses 4.6

Diante das agendas abarrotadas, do estresse do trânsito, da correria do dia-a-dia, da variedade de tarefas que precisamos desempenhar, decisões, compromissos e responsabilidades que nos envolvem, será que é possível viver sem nenhuma inquietação?
Como lidar com a ansiedade, nos dias de hoje? Como viver pacificamente com tranqüilidade e usufruir da paz que excede todo o entendimento?
No versículo acima, escrito pelo apóstolo Paulo enquanto estava na prisão, ele nos exorta a não nos inquietarmos sob nenhuma circunstancia, e nos orienta a apresentarmos a Deus as nossas orações e súplicas. Mesmo porque nada ocorre sem o consentimento Dele, só Ele tem o poder de mudar o curso e a ocorrência dos fatos que nos rodeiam e que nos roubam a paz.
Não importam as circunstâncias, basta crermos, entregarmos tudo ao Seu comando e Nele descansar, pois só Ele é Quem pode transformar o caos na duradoura paz que excede todo o entendimento.
Em nada nos beneficiam as murmurações, lamentações, estresses, reclamações... pelo contrário, provocam mais ansiedade. Portanto, em nossas orações procuremos nos lembrar dos muitos motivos, benefícios, livramentos, dádivas, conquistas que temos para agradecer a Deus.
"Quem de vocês, por mais que se preocupe, pode acrescentar uma hora que seja à sua vida? Por que vocês se preocupam com roupas? Vejam como crescem os lírios do campo. Eles não trabalham nem tecem. Não se preocupem, dizendo: ‘Que vamos comer? ’ ou ‘que vamos beber? ’ ou ‘que vamos vestir? ’ Pois os pagãos é que correm atrás dessas coisas; mas o Pai celestial sabe que vocês precisam delas. Busquem, pois, em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça, e todas essas coisas lhes serão acrescentadas. Portanto, não se preocupem com o amanhã, pois o amanhã se preocupará consigo mesmo. Basta a cada dia o seu próprio mal" (Mateus 6.27,28,31-34).
Onisciente e Poderoso Deus, Tu conheces e sondas o nosso coração, bem sabes das nossas limitações e necessidades, conheces todos os nossos pensamentos e caminhos, e tem ciência de quais são as decisões assertivas que precisamos tomar. Por isso Lhe entregamos toda a nossa ansiedade, insegurança, temor e inquietação, para que o SENHOR guie os nossos passos em segurança, e nos faça superar todas as adversidades, para a honra, o louvor e a glória do Seu santo Nome! Perdoa-nos por não nos expressar e agradecer-Lhe como deveríamos, sabedores que somos de que temos muito mais para agradecer do que para pedir, e de que muito antes de pedirmos o SENHOR já nos tem suprido fartamente. Conceda-nos um dócil coração de reconhecimento e gratidão, e faça com que a Sua paz esteja em todo tempo sobre nós; e por tudo somos gratos no poderoso Nome do SENHOR Jesus!

Nenhum comentário:

Postar um comentário