terça-feira, 4 de dezembro de 2018

Forças opostas


Porque a carne milita contra o Espírito, e o Espírito, contra a carne, porque são opostos entre si; para que não façais o que, porventura, seja do vosso querer.

                                      Gálatas 5.17

Se bem atentarmos, constataremos a veracidade dessa afirmativa e exortação - o Espírito e a carne são duas forças conflitantemente opostas entre si, são dois reinos antagônicos e de inspiração distinta.
Nós, cristãos nos deparamos e nos vemos divididos entre essas duas tendências, pois possuímos em nós mesmos, as duas naturezas que se digladiam nessa luta, ou seja, o “velho homem” se opõe ao “novo homem”. Se tentarmos agradar a ambos ao mesmo tempo, acabamos sendo derrotados pela carne, e passamos a viver uma vida de angústia, derrota, frustração e sentimento de culpa.
"Ninguém pode servir a dois senhores; pois odiará a um e amará o outro, ou se dedicará a um e desprezará o outro" (Mateus 6.24).
Há uma carga negativa que o pecado provoca na vida do homem que é carnal, que mais ou menos dias acaba por adoecê-lo completamente; é como se corpo, alma e espírito se ressentissem e em desespero gritassem por socorro, na tentativa de trazê-lo de volta ao caminho e a urgente realidade... O pecado é uma doce artimanha, um laço que nos atrai a todos e voluntariamente os mais abusados e aventureiros correm para ele, sem avaliar a sua dura conseqüência, o preço altíssimo, o amargo e danoso resultado do ato impensado; e muitos quando percebem é tarde demais para retroagir...
Porém, todo aquele que quiser e ousar ouvir, crer, caminhar, obedecer e praticar a Palavra de Deus, pode experimentar a vida vitoriosa e frutífera no Espírito Santo que profusamente é derramado e passa a fazer morada nele!
"Portanto, também nós, uma vez que estamos rodeados por tão grande nuvem de testemunhas, livremo-nos de tudo o que nos atrapalha e do pecado que nos envolve, e corramos com perseverança a corrida que nos é proposta, tendo os olhos fitos em Jesus, autor e consumador da nossa fé" (Hebreus 12.1,2).
Eterno Deus e SENHOR amado, clamamos para que poderosamente através do Seu Espírito Santo guie e conduza a nossa vida, pois sabemos que somente Ele é capaz de nos livrar de todo desejo carnal e das forças que superam a nossa resistência. Derrama sobre nos o Seu poder, para que suportemos as tentações deste mundo e alcancemos total vitória sobre o pecado. Registra em nossa memória o exemplo do nosso Mestre Jesus, que humildemente tudo suportou, em obediência e amor ao SENHOR, para que pudéssemos ter autoridade sobre o inimigo, e vitória sobre o pecado. Rejeitamos todo pensamento impuro, trazemos nossa mente cativa a Ti e no Seu poder repreendemos toda obra e tendência maligna sobre nossa vida; por tudo somos gratos, no poderoso Nome do SENHOR Jesus!
"Ele, pela alegria que lhe fora proposta, suportou a cruz, desprezando a vergonha, e assentou-se à direita do trono de Deus.
Pensem bem naquele que suportou tal oposição dos pecadores contra si mesmo, para que vocês não se cansem nem se desanimem. Na luta contra o pecado, vocês ainda não resistiram até o ponto de derramar o próprio sangue" (Hebreus 12.2-4).

Nenhum comentário:

Postar um comentário