segunda-feira, 18 de agosto de 2025

Motivação: servir

 

Também lhes ensinarei o caminho que é bom e direito.


                                   1 Samuel 12.23b


Há alguns de nós que sem qualquer planejamento seguimos em frente, crendo que "chegar" é mero detalhe, e que o importante é continuar andando, mesmo que não saibamos ao certo, aonde ir.

Conectados com Deus sempre teremos a melhor direção - os profetas Ageu e Zacarias por exemplo, sabiam exatamente aonde queriam chegar. Ambos estavam comprometidos com a reconstrução do templo em Jerusalém, destruído por Nabucodonosor em 605 antes de Cristo. Desde então, o povo que sobrou em Judá vivia com medo, em completa miséria, sem perspectiva ou direção alguma.

A mensagem do profeta Ageu falava sobre os interesses particulares daqueles que haviam retornado a Judá, a pretexto da reconstrução. Diziam que queriam ajudar na obra, mas buscavam seus próprios interesses, tentando tirar vantagem pelo fato de terem retornado legalmente à sua terra. Ageu os desmascarou, mas também os animou para as bênçãos futuras que haveriam de vir sobre o povo de Deus, em glória muito maior que a reconstrução do templo. O profeta Zacarias por sua vez, como sacerdote expande os horizontes do povo de Deus, animando-o no trabalho de reconstrução. Sua mensagem deu perspectivas reais para o povo, levando-o a trabalhar de coração para o SENHOR.

Sempre que unimos a Palavra de Deus aos corações quebrantados, os resultados são surpreendentes. Assim foi com o povo de Judá. Houve reconstrução espiritual e social, que são as necessidades básicas do ser humano. Uma vida cristã equilibrada passa por estes dois elementos, e todos que desejam construir ou reconstruir a vida precisam considerá-los atentamente. Portanto, façamos uma avaliação e se algo estiver fora de lugar, clamemos a Deus para nos ajudar. A Palavra de Deus somada à disposição para servir farão uma verdadeira revolução em nós, aliás; a Palavra de Deus é excelente motivação para o trabalho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário