terça-feira, 18 de junho de 2024

Responsabilidade

 

O destruidor avança contra você, Nínive! Guarde a fortaleza! Vigie a estrada! Prepare a resistência! Reúna todas as suas forças!


                                       Naum 2.1


Nínive, a capital do Império Assírio, foi poupada da destruição, quando Deus enviou o profeta Jonas para lá pregar, antes da profecia de Naum. Com a pregação de Jonas, Nínive se arrependeu, se consertou, creu em Deus e livrou-se da destruição.

Cem anos depois, Deus levanta Naum, outro profeta com uma nova profecia de destruição à grandiosa Nínive.

Naquela ocasião, a situação de Nínive era semelhante a que ocorrera com Israel após a morte de Josué.  Acontece que depois que toda aquela geração foi morta, a próxima geração que surgiu já não conhecia ao SENHOR e nem sabia sobre os feitos Dele por Israel. Embora Deus sempre levantasse juízes e profetas para reembrarem o compromisso do povo com Ele.

Acontece que a Igreja Cristã, é suscetível ao mesmo fenômeno que ocorreu com Israel e Nínive – os tempos passam, as pessoas se acomodam, se afastam de Deus, chega uma nova geração, com nova cultura, nova tradição, cheia de modismos...

Necessário se faz um reavivamento, que conduza os cristãos de volta ao caminho.

É fundamentalmente imprescindível levarmos a sério a recomendação dada pelo apóstolo Paulo a Timóteo: "Portanto, você, meu filho, fortifique-se na graça que há em Cristo Jesus. E as coisas que me ouviu dizer na presença de muitas testemunhas, confie a homens fiéis que sejam também capazes de ensinar a outros" (2 Timóteo 2.1,2).

Nenhum comentário:

Postar um comentário