sábado, 22 de junho de 2024

O difícil exercício do perdão

 

Porque, se perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai celeste vos perdoará; se, porém, não perdoardes aos homens as suas ofensas, tampouco vosso Pai vos perdoará as vossas ofensas.


                                      Mateus 6,14-15


Só percebemos o quanto é difícil perdoar quando precisamos fazê-lo! Principalmente quando a pessoa que nos ofendeu é alguém muito próximo de nós, que amamos.

Mas, o perdão se faz necessário para que haja cura emocional e espiritual. Logicamente o inimigo faz de tudo para estragar, danificar nossos melhores relacionamentos, porque o pecado e a falta de perdão também prejudicam a nossa relação com Deus.

Assim sendo, o melhor mesmo a fazer é nos lembrar de que nossa luta não é contra carne ou sangue. Por isso, mesmo que tenhamos muita dificuldade e uma tremenda vontade de praticar nossa própria justiça, trazer tudo à tona, e expor as pessoas que nos causam tamanho sofrimento, traição, aborrecimento; precisamos escolher praticar o amor do SENHOR Jesus. Suportando tudo em silêncio, oferecendo a outra face, engolindo a injúria, aceitando a injustiça da ofensa, a deslealdade da traição, e ficarmos prontos para perdoar, porque Deus faz cumprir Sua justiça, e Ele Se agrada em quem Nele espera.

Amado e querido Pai, entregamos tudo a Ti, inclusive a nossas emoções, pois o nosso coração é totalmente Seu! Diante disso, não aceitamos que as ofensas, mágoas, injustiças.. continuem tirando a nossa alegria de viver, e a nossa disposição de permanecer firmes na caminhada. Sempre pedimos mais do Seu amor, e entendemos que o amor maior do SENHOR Jesus, é claramente demonstrado no Seu perdão. Por isso clamamos a Ti, para que este amor esteja abundantemente sobre nós, para que possamos estar sempre preparados para perdoar as pessoas que nos ferem.

"Façam todo o possível para viver em paz com todos. Amados, nunca procurem vingar-se, mas deixem com Deus a ira, pois está escrito: "Minha é a vingança; eu retribuirei", diz o SENHOR.

Pelo contrário: "Se o seu inimigo tiver fome, dê-lhe de comer; se tiver sede, dê-lhe de beber. Fazendo isso, você amontoará brasas vivas sobre a cabeça dele". Não se deixem vencer pelo mal, mas vençam o mal com o bem" (Romanos 12.18-21).

Nenhum comentário:

Postar um comentário