segunda-feira, 14 de agosto de 2017

Identifique o Inimigo


Desde aquele momento Jesus começou a explicar aos seus discípulos que era necessário que ele fosse para Jerusalém e sofresse muitas coisas nas mãos dos líderes religiosos, dos chefes dos sacerdotes e dos mestres da lei, e fosse morto e ressuscitasse no terceiro dia.
Então Pedro, chamando-o à parte, começou a repreendê-lo, dizendo: "Nunca, Senhor! Isso nunca te acontecerá"!
Jesus virou-se e disse a Pedro: Para trás de mim, Satanás! Você é uma pedra de tropeço para mim, e não pensa nas coisas de Deus, mas nas dos homens.

                               Mateus 16.21-23

Deus nos dá uma clara revelação do Seu poder e autoridade que estão disponíveis, quando assumimos o nosso lugar no Reino, e identificamos as fortalezas do Inimigo. Para adentrarmos ao Reino, devemos ajustar o foco de nossa visão espiritual, identificar o inimigo, e combatê-lo usando as armas que o SENHOR nos disponibiliza.
No entanto, como enfrentaremos o Inimigo se não formos capazes de identificá-lo? Ou como conseguiremos lutar contra alguém se crermos que ele não existe? Para saber a respeito de nosso adversário, precisamos começar analisando a criação do ser humano.
A Bíblia afirma que o homem foi criado à imagem de Deus. Essa imagem não diz respeito às nossas características físicas; é algo que está dentro de nós. Três coisas que Deus nunca desejou que experimentássemos são: o pecado, a enfermidade e a morte. No entanto, como o homem foi formado semelhante à imagem divina, Deus concedeu-lhe o direito de escolha. Infelizmente, o homem cometeu um erro. E, por causa desse pecado de Adão — a desobediência no jardim do Éden, quando deu ouvidos a Satanás — a humanidade ficou sujeita as "recompensas" de Satanás: o pecado, a doença e a morte (Gênesis 2.17).
Adão não morreu no sentido físico naquele dia, e sim espiritualmente. Lemos que "em Adão todos morrem" (1 Coríntios 15.22). Entretanto, esse mesmo versículo nos informa que "em Cristo todos serão vivificados". Portanto, renascemos espiritualmente em Jesus. A essência do ser humano não é corpo físico - Este retorna ao pó. É o nosso espírito que vive eternamente.
O ser humano tem um espírito, e Deus é Espírito. Satanás também é um espírito. Portanto, a primeira regra da batalha é: identifique o seu inimigo. Não estamos engajados em um conflito natural com os problemas, as doenças, a ansiedade, os temores e as frustrações. Estamos em uma batalha no mundo espiritual, e essa é a causa de todos os nossos problemas.
Se procurarmos explicar e racionalizar os problemas que nos afligem, estaremos lidando apenas com o reino natural. Os resultados não serão permanentes. Entretanto, se enxergarmos a questão como ela realmente é, ou seja, uma influência espiritual (de Satanás), então poderemos combater utilizando o poder de Deus e destruir as obras do adversário, no nome de Jesus.
Com base no testemunho de Moises, é possível detectar os espíritos malignos pelos quais Satanás, o príncipe deles, realiza a sua obra maligna. Na Lei, Moisés escreveu as palavras que Deus lhe transmitiu no monte Sinai, e nela encontramos uma advertência contra a atividade demoníaca na vida humana. Vemos a influência, o engano, a habilidade dos demônios de comunicar-se com pessoas e controlá-las por meio de práticas ocultistas. Percebermos também a aversão divina contra tudo isso. O Senhor declara que esse envolvimento com o mal é "abominação", o pior pecado que existe (Deuteronômio 18.9-13).
Deus determinou que qualquer um que estivesse contaminado com os espíritos de abominação recebesse a pena de morte. Obviamente, Cristo, na cruz, assumiu essa punição pelos pecados da humanidade. Se alguém estiver envolvido com esse pecado e arrepender-se, Deus o perdoará, e ele será salvo. Isso porque Cristo pagou a pena pelo pecado a favor de todos os que Nele creem.

Deus não nos daria leis e doutrinas para nos advertir contra perigos inexistentes. Temos na pessoa de Moisés, no Antigo Testamento, um tipo de Cristo, no Novo Testamento. Moisés era o único homem que falava com Deus face a face. Cristo, o Filho unigênito do Pai, sempre esteve diante de Deus no céu e andava com Ele em tempo integral aqui na terra. Jesus e Moisés reconheciam a existência de Satanás e o abominavam. E ambos destruíram as obras malignas por meio do que realizaram, enquanto viveram aqui na terra, em total obediência a Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário