quarta-feira, 4 de abril de 2018

O nosso falar


A vossa palavra seja sempre agradável, temperada com sal, para saberdes como deveis responder a cada um.


                                 Colossenses 4.6


Neste versículo aprendemos que é preciso articular bem as palavras, usar o vocabulário corretamente, o tom de voz adequado, para saber falar, nos comunicar a cada tipo de pessoa.
É importante ter sempre uma atitude positiva e uma conversa agradável, benéfica, terapêutica; saber calar e sobretudo saber ouvir pacientemente... Sal em excesso, salga em demasia, e pouco sal também não é bom, torna-se insípido, difícil de ingerir; por isso devemos ter sempre temperança, equilíbrio e moderação.
Há uma frase da Madre Teresa de Calcutá que diz mais ou menos assim: "As pessoas nunca devem se afastar de sua presença sem que se sintam melhor do que quando chegaram".
Se conseguirmos praticar esse exercício diariamente com disciplina, certamente também nos sentiremos muito melhores – o suportar, o tolerar, saber ouvir, conviver pacificamente, evitar contendas, não julgar, não criticar, não revidar... já é uma atitude de amor para com o próximo.
Amado Deus e querido Pai, ajuda-nos SENHOR pois necessitamos melhorar a nossa comunicação, ser mais transparentes, mais honestos, comedidos, mas também espontâneos... ponderar, pesar e pensar nas palavras corretas para falar adequadamente às pessoas. 

Perdoa-nos pelas tantas vezes em que impensadamente magoamos ao nosso próximo, usando palavras bruscas, ásperas, de condenação e também pelas vezes em que podemos, ter roubado, findado, bloqueado os sonhos de alguém, usando palavras negativas, de desesperança, descrédito e de desânimo. 
Agradecidos, oramos no santo Nome do SENHOR Jesus.
"Se alguém não tropeça no falar, tal homem é perfeito, sendo também capaz de dominar todo o seu corpo. Com a língua bendizemos ao Senhor e Pai, e com ela amaldiçoamos os homens, feitos à semelhança de Deus. Da mesma boca procedem bênção e maldição. Meus irmãos, não pode ser assim"! (Tiago 3.2,9,10).
"Não retribuam mal com mal nem insulto com insulto; pelo contrário, bendigam...quem quiser amar a vida e ver dias felizes, guarde a sua língua do mal e os seus lábios da falsidade" (1 Pedro 3.9,10).

Nenhum comentário:

Postar um comentário