segunda-feira, 12 de abril de 2021

Permaneçam cheios do Espírito Santo

 

Portanto, não sejam insensatos, mas procurem compreender qual é a vontade do Senhor. Não se embriaguem com vinho, que leva à libertinagem, mas deixem-se encher pelo Espírito.


                                          Efésios 5.17-18


A expressão "cheios do Espírito", muitas vezes a relacionamos com uma experiência emocional, um estado de paz ou uma sensação de euforia... Mas na realidade, a expressão "cheios" poderia ser entendida como "controlados". Em uma comparação simplista podemos afirmar que é o que acontece quando o vento enche as velas de um barco e o guia e direciona. Semelhantemente Deus nos exorta a permitir que o Seu Espírito Santo nos encha e controle as nossas vidas.

Interessante observar que na língua original a palavra "cheio", está em um tempo verbal que expressa algo contínuo, ininterrupto, que deve ser praticado continuamente. Assim sendo, podemos entender esta frase como: "Permanecer constantemente cheio do Espírito Santo". E isto não em um evento único, exclusivo, mas, algo que ocorre repetidamente, como enchermos o tanque de combustível dos nossos veículos, para que satisfatoriamente continuem funcionando.

O fato é que a cada dia Deus quer que transbordemos com Seu Santo Espírito. Então, a cada manhã poderíamos dizer: "SENHOR, encha-nos uma vez mais com Seu Espírito, faça-nos transbordar de Ti"! Podemos ou não ter experiências emocionais, mesmo porque isto é irrelevante na realidade de "estar cheio e controlado pelo Espírito".

Outro aspecto a ser observado no versículo 18 de Efésios 5 é que isso constitui-se uma ordem e não uma sugestão. Sim, a Palavra não diz: "Olha, se a sua rotina permitir, se for favorável e conveniente, ou se você não se importar, poderia por favor talvez pensar em considerar deixar o Espírito Santo o encher e controlar"?! Pelo contrário, Deus está dizendo para que não sejamos insensatos, que procuremos compreender a Sua vontade, ordena que sejamos cheios do Espírito Santo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário