quinta-feira, 26 de março de 2020

A verdadeira sabedoria


Quem entre vós é sábio e inteligente? Mostre em mansidão de sabedoria, mediante condigno proceder, as suas obras. Se, pelo contrário, tendes em vosso coração inveja amargurada e sentimento faccioso, nem vos glorieis disso, nem mintais contra a verdade. Esta não é a sabedoria que desce lá do alto; antes, é terrena, animal e demoníaca. Pois, onde há inveja e sentimento faccioso, aí há confusão e toda espécie de coisas ruins. A sabedoria, porém, lá do alto é, primeiramente, pura; depois, pacífica, indulgente, tratável, plena de misericórdia e de bons frutos, imparcial, sem fingimento. Ora, é em paz que se semeia o fruto da justiça, para os que promovem a paz.

                                      Tiago 3.13-18

Da sabedoria divina podemos entender que ela não é fruto da ciência, nem produto de muitos estudos, nem tem a ver com o quociente intelectual humano, independe da cultura, raça, padrão social ou qualquer outro diferencial. Pelo contrário, ela é resultante da nova natureza espiritual do cristão, se desenvolve na constante comunhão e intimidade com o SENHOR, é instruída através do estudo da Palavra, é derramada pelo Espírito Santo de Deus.
Ela é pura, pacífica, moderada, tratável, misericordiosa, frutífera, imparcial, mais valiosa que qualquer riqueza que possamos almejar ou conquistar.
A sabedoria de Deus não contém inveja nem sentimento faccioso, não causa divisão, nem confusão entre as pessoas. Pelo contrário, ela promove o entendimento, união, cooperação e a paz, testemunha a verdade e a justiça, desabona e reprova o pecado no mundo,  ensina e orienta o cristão a andar em amor ao seu próximo.
Busquemos, portanto, com zelo e determinação à sabedoria que vem do alto, que procede do SENHOR.
"Se algum de vocês tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá livremente, de boa vontade; e lhe será concedida" (Tiago 1.5).
Eterno e querido Pai, perdoa-nos pelas vezes em que super valorizamos os estudos e instruções deste mundo, e acabamos colocando a Sua Palavra em segundo plano. Quando a nossa prioridade deve ser buscar o entendimento que vem do SENHOR, desejar ardentemente a sabedoria que vem do alto. Então clamamos pela unção do Seu Santo Espírito sobre nossas vidas, para que Ele derrame Sua sabedoria sobre nós. Queremos ser ferramenta, instrumento de ensino do SENHOR levando o amor, a verdade, a justiça e promovendo a Sua paz; e por tudo somos gratos, em o Nome poderoso do SENHOR Jesus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário